Ranking da NTU classifica a USP como a 51ª melhor do mundo

Além da classificação geral, a USP ficou entre as 200 melhores do mundo nas seis áreas avaliadas

17/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 14:13
Imagem: montagem com fotos de Pixabay

A USP é a 51ª melhor universidade do mundo, de acordo com o Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2019, elaborado pela Universidade Nacional de Taiwan (NTU, na sigla em inglês), divulgado hoje, dia 17 de junho. Empatada com a Universidade de Manchester (Reino Unido), a USP subiu uma posição em relação ao ano passado e continua sendo a universidade latino-americana mais bem classificada.

Outras seis instituições brasileiras foram classificadas entre as 500 melhores no ranking geral: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), classificada em 301º lugar; a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 327º; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 350º; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 407º; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 418º; e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 498º.

A primeira colocada foi a Universidade de Harvard, seguida pela Universidade de Stanford e pela Universidade Johns Hopkins, empatadas no segundo lugar.

Nesse ranking, que também avalia as instituições por área do conhecimento, a USP manteve-se entre as 200 melhores nos seis campos avaliados: em Agricultura (16ª posição), em Ciências da Vida (48ª), em Medicina (65ª), em Ciências Naturais (85ª), em Ciências Sociais (125ª) e em Engenharia (175ª).

Na avaliação por áreas de concentração, a Universidade teve destaque em 23 dos 24 itens considerados: Ciências Agrícolas (na 6ª posição), Botânica e Zoologia (10ª), Farmácia e Toxicologia (15ª), Biologia e Bioquímica (22ª), Microbiologia (22ª), Matemática (35ª), Imunologia (38ª), Ecologia e Meio Ambiente (48ª), Ciência Espacial (55ª), Medicina Clínica (58ª), Neurociência e Comportamento (78ª), Biologia Molecular e Genética (84ª), Geociências (84ª), Psiquiatria e Psicologia (93ª), Química (101ª), Engenharia Química (109ª), Física (111ª), Ciências Sociais (114ª), Engenharia Civil (141ª), Engenharia Mecânica (146ª), Ciência da Computação (151ª), Ciência dos Materiais (170ª) e Engenharia Elétrica (194ª).

Publicado desde 2007 pela National Taiwan University, o NTU Ranking avalia e classifica a produção científica de 800 universidades no mundo todo, tendo como base três importantes critérios: produtividade (que representa até 25% da pontuação), impacto (35%) e excelência da pesquisa (40%). O sistema de classificação foi desenvolvido para avaliar o desempenho acadêmico de universidades e dimensionar suas conquistas no que tange à produção científica, comparando a qualidade e a quantidade das pesquisas produzidas. A seleção das universidades é feita a partir da base de dados do Essential Science Indicators (ESI).