Novos diretores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo tomam posse em cerimônia virtual

O evento marcou o início das comemorações pelos 10 anos do IAU e 35 anos do curso de graduação de Arquitetura

26/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 11:52
[A partir da esquerda] Miguel Antonio Buzzar, Antonio Carlos Hernandes, Vahan Agopyan, Joubert José Lancha e Pedro Vitoriano de Oliveira – Foto: Fátima Leal Mininel/Instituto de Arquitetura e Urbanismo
No dia 25 de agosto, os professores Joubert José Lancha e Miguel Antonio Buzzar tomaram posse como os novos diretor e vice-diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), respectivamente. A cerimônia foi realizada no auditório Paulo de Camargo e Almeida do IAU, sem público, e transmitida pelo YouTube.

“Em 2020, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo completa seus primeiros dez anos de criação. Uma instituição pública se constrói no tempo, absorvendo as condições positivas ou adversas. É resultado de um longo e contínuo trabalho compartilhado, realizado por muitos. Uma instituição pública de ensino e pesquisa cresce e revela sua importância quando participa do debate social e político de um Estado, de uma nação, quando colabora para imprimir na sociedade características e princípios culturais que são cultivados em seu interior, em suas salas de aula, em seus laboratórios”, afirmou Lancha em seu discurso de posse.

O novo diretor agradeceu a todos aqueles que trabalharam para construir e consolidar a Unidade, e ressaltou que, entre os objetivos de sua gestão, estão a manutenção da qualidade de ensino, o incentivo à internacionalização, o apoio às políticas de inclusão social e acolhimento ao estudante, a implantação do curso de geografia, aprovado em 2012, e a ampliação do espaço físico do IAU.

O reitor Vahan Agopyan fez questão de ressaltar que, ao tomar posse, “os novos dirigentes assumem uma responsabilidade para atender a necessidades coletivas. É uma atitude generosa para fortalecer não só o IAU, mas também a Universidade”.

Agopyan também lembrou que “esta é a primeira posse que a USP realiza virtualmente em sua história e mostra que nada pode parar uma universidade. As universidades estão entre as mais antigas instituições ocidentais e, apesar da pandemia, nós estamos conseguindo manter inabaláveis a nossa capacidade de renovação e a nossa contribuição para a sociedade”.

“A USP manteve 92% de suas disciplinas teóricas de graduação, inclusive oferecendo apoio aos alunos com dificuldades socioeconômicas; conseguiu formar mais de 250 grupos de pesquisa para realizar estudos para combater a pandemia, em todas as áreas do conhecimento; e montou seis centros de diagnóstico. A Universidade está cumprindo o seu papel de transformar conhecimento científico em prática, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade que a mantém”, ressaltou o reitor.

O evento contou também com a presença do vice-reitor Antonio Carlos Hernandes e do secretário-geral Pedro Vitoriano de Oliveira, além de dirigentes, docentes, pesquisadores, funcionários e alunos, que puderam acompanhar a cerimônia pelo YouTube.

Assista, a seguir, à cerimônia de posse dos novos diretores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

Comemorações

A posse dos novos diretores também marcou o início das comemorações pelos 10 anos do IAU, 35 anos do curso de graduação em Arquitetura e 50 anos do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

A primeira das várias atividades que devem ser realizadas no decorrer do ano é o Colóquio Jorge Caron, que acontece entre os dias 25 e 26 de agosto. O colóquio debate o percurso profissional do professor, sua contribuição para o curso de Arquitetura e Urbanismo e o processo que levou à criação do IAU.

O evento pode ser acompanhado gratuitamente pelo endereço iau.usp.br/transmissao.

A abertura do colóquio contou com a participação dos professores Carlos Roberto Monteiro de Andrade e Amanda Saba Ruggiero, e da cenógrafa Suely Russo Paes de Barros – Foto: Reprodução