Novos diretores da Faculdade de Educação tomam posse no dia 20/06

Marcos Garcia Neira e Vinicio de Macedo Santos são os novos diretor e vice-diretor da FE, respectivamente

15/06/2018 - Publicado há 6 anos
Fachada do prédio da Faculdade de Educação, no campus de São Paulo – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

No próximo dia 20 de junho, tomarão posse os novos diretor e vice-diretor da Faculdade de Educação (FE), Marcos Garcia Neira e Vinicio de Macedo Santos.  A cerimônia será realizada às 16h, no Auditório da FE, localizado na Avenida da Universidade, 308, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O novo diretor, Marcos Garcia Neira, é licenciado em Educação Física e Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação, pós-doutorado em Currículo e Educação Física e livre-docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Desde 2015, é professor titular da FE, onde atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado e supervisiona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar. Tem experiência nas áreas de educação física escolar, currículo, formação de professores e teorias pós-críticas.

Vinicio de Macedo Santos é licenciado em Matemática, mestre em Educação: História, Política, Sociedade, e doutor em Educação. Desde 2008, é livre-docente pela FE na área de Metodologia do Ensino de Matemática. É professor titular do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Realizou pós-doutorado no Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidade de Sevilha e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e foi professor visitante da Université Paris Ouest Nanterre. Desenvolve projetos de pesquisa com foco em dimensões da educação escolar, como o currículo de matemática, a relação e as dificuldades de alunos com a matemática, a formação do professor e do pesquisador em educação matemática.

A Faculdade de Educação (FE) oferece seus cursos nos níveis de graduação e de pós-graduação, além de diferentes modalidades de pesquisa e projetos de extensão universitária. Na graduação, oferece o curso de Pedagogia, que possui mais de 900 alunos, e disciplinas pedagógicas para cerca de 2.400 estudantes dos cursos de licenciatura da USP. O Programa de Pós-Graduação em Educação foi criado em 1971 e, desde então, foram defendidas em torno de 1.600 teses de doutorado e 1.800 dissertações de mestrado. O programa mantém, em média, 130 docentes credenciados e 750 alunos regulares, matriculados nos cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto.