Novos diretores da EERP e do Cena tomam posse no dia 14 de setembro

As cerimônias serão realizadas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, em Piracicaba

 06/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/09/2018 as 11:11
Por
A diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Maria Helena Palucci Marziale, e o vice-diretor Pedro Fredemir Palha – Foto: Divulgação

No próximo dia 14 de setembro, diretores de duas unidades da USP tomam posse. Às 10h, serão empossados a diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Maria Helena Palucci Marziale, e o vice-diretor, Pedro Fredemir Palha. A cerimônia será realizada no Auditório 1 da EERP, localizada na Av. Bandeirantes, 3.900, em Ribeirão Preto.

No mesmo dia, a partir das 16h, tomarão posse o diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), José Albertino Bendassolli, e a vice-diretora, Tsai Siu Mui. A cerimônia acontecerá no Auditório do Cena, que fica na Av. Centenário, 303, em Piracicaba.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Graduada em Enfermagem pela EERP, Maria Helena Palucci Marziale é especialista em Administração Hospitalar e em Enfermagem do Trabalho, atuando nas áreas de enfermagem em saúde ocupacional, ergonomia, prevenção de doenças e acidentes de trabalho, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho e violência ocupacional.

Além da atuação nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da EERP, a nova diretora também presta assessoria a instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, coordena a Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho (REPAT/USP), a Red Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional (REDENSO Internacional) e é membro da Red Salud Ocupacional da Universidad Autonoma del Estado de México.

O vice-diretor Pedro Fredemir Palha é graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), obteve o doutorado pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Alberta (Canadá). Atua na área de Enfermagem de Saúde Pública, políticas de saúde, organização dos sistemas de saúde, saúde da família, tuberculose, promoção da saúde, enfermagem em saúde coletiva, atenção primária à saúde e gestão em saúde. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP e presidente da Comissão de Pós-Graduação.

Centro de Energia Nuclear na Agricultura

José Albertino Bendassolli é formado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e obteve o doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela USP. Tem experiência na área de Engenharia Química e Nuclear, com ênfase em métodos de separação de isótopos estáveis de elementos leves, síntese de compostos (orgânicos e inorgânicos) enriquecidos nos isótopos estáveis de interesse em várias áreas de pesquisa. Além das atividades de pesquisa, também desempenhou diversos cargos administrativos dentro do Cena: foi diretor técnico da Divisão de Desenvolvimento de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares, presidente substituto da Comissão de Pesquisa e vice-diretor.

Na área ambiental, coordena trabalhos e projetos objetivando a gestão de resíduos químicos gerados em laboratórios de ensino e pesquisa, notadamente no desenvolvimento de métodos de reciclagem, recuperação e tratamento de resíduos químicos perigosos.

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) também pela USP, a vice-diretora Tsai Siu Mui possui especialização em Microbiologia pela Division of Plant Industry, CSIRO-Canberra (Austrália), e pós-doutorado em ecologia microbiana e em estudos genéticos da fixação biológica de nitrogênio em feijoeiro, pela Universidade de Califórnia – Davis.

Desenvolve pesquisa nas áreas de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Ecologia Microbiana Molecular, interação planta-microrganismos, simbioses, marcadores moleculares, sequenciamento de genomas, genes de defesa em plantas, biodiversidade microbiana com ênfase em análise das estruturas de comunidades microbianas, bioindicadores da qualidade do solo em função da conversão do uso da terra com foco nos ciclos biogeoquímicos. Eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências em maio de 2008, Tsai foi diretora do Cena entre 2014 e 2018.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.