Novos diretores assumem com compromisso de manter a prosperidade do IQSC

Entre as principais metas da nova gestão está a ampliação da infraestrutura do Instituto de Química de São Carlos, com a construção do prédio Q3

27/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 01/06/2022 as 19:07
[A partir da esquerda] O diretor Hamilton Varela, o ex-diretor Emanuel Carrilho, a secretária-geral Marina Gallottini, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda e o vice-diretor Carlos Alberto Montanari – Foto: Henrique Fontes/IQSC
Nesta quinta-feira, dia 26 de maio, Hamilton Varela e Carlos Alberto Montanari tomaram posse, respectivamente, como os novos diretor e vice-diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Natural de Natal (Rio Grande do Norte), Varela lembrou sua trajetória pessoal e a carreira desenvolvida no instituto, do qual é docente desde 2007 e foi vice-diretor na gestão anterior. “Nosso projeto está alinhado com a visão da Universidade da atual gestão reitoral para a qual, com muito orgulho, contribuo. Responsabilidade social, protagonismo e excelência são nossas diretrizes”, afirmou o diretor em seu discurso de posse.

Entre as principais metas da gestão, o diretor ressaltou o projeto de construir o Q3, um prédio multiuso, com anfiteatro e laboratórios, fundamental para a expansão das atividades de pesquisa do instituto.

“O IQSC segue inexoravelmente a seta do tempo, com a estabilidade das grandes instituições. Nossa história não começou no dia 17 de maio e tampouco terminará no dia 16 de maio de 2026. Que os próximos quatro anos sejam de paz, harmonia, prosperidade e que, ao fim, sejamos lembrados pela nossa dedicação e vontade genuína de acertar”, concluiu Varela.

A cerimônia foi realizada no Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima e prestigiada por dirigentes, docentes, funcionários e alunos da Universidade e autoridades locais.

Reitoria em São Carlos

Em seu discurso, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior reiterou o apoio da Administração Central aos novos diretores e lembrou que o campus de São Carlos foi escolhido para ser o primeiro a receber toda a equipe da Reitoria para discutir os problemas locais.

Reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A posse do IQSC coincide com a primeira visita desta gestão aos campi da Universidade, marcando uma aproximação da administração central com dirigentes, alunos e funcionários. O diálogo é um compromisso desta gestão. É somente conhecendo as necessidades, as opiniões das pessoas e, eventualmente, corrigindo o que pensamos que vamos fazer uma administração boa para toda a Universidade”, afirmou Carlotti.

O reitor também reforçou que “o objetivo, tanto do IQSC quanto da Universidade, é a excelência no ensino, na pesquisa, na cultura e na extensão. Para alcançar essas metas, elegemos três pontos principais: o pertencimento, a inovação e o desenvolvimento sustentável. Temos que levar à sociedade a percepção e a certeza de que a USP está a serviço da comunidade, não só na formação de recursos humanos, mas também na geração de conhecimento”.