Novo diretor da FOB ressalta a importância da educação de excelência

Carlos Ferreira dos Santos e Guilherme dos Reis Pereira Janson tomaram posse na Faculdade de Odontologia de Bauru

06/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 14:05
Carlos Ferreira dos Santos sucede a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, que recentemente assumiu a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com o auditório lotado, os professores Carlos Ferreira dos Santos e Guilherme dos Reis Pereira Janson tomaram posse como os novos diretor e vice-diretor, respectivamente, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). A cerimônia foi realizada no dia 5 de abril e contou com a presença de dirigentes da Universidade, docentes, alunos e funcionários, além de autoridades políticas e da área de saúde.

Em seu discurso de posse, Santos agradeceu a parceria com a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, de quem foi vice-diretor na gestão anterior. “Julgamos que a continuidade da boa gestão da FOB sempre exigirá dirigentes que respeitem a sua história de sucesso. Caberá à nova diretoria dar continuidade e implementar ações que aperfeiçoem os serviços que prestamos à sociedade que nos mantém e que, paralelamente, busquem melhorar a qualidade de vida das pessoas que aqui trabalham. Assumimos o compromisso de manter a excelência alcançada com um olhar para o futuro, a fim de fazermos as mudanças necessárias para o progresso contínuo da nossa Faculdade”, afirmou o novo diretor.

Santos também reforçou que a Graduação continuará sendo uma prioridade em sua gestão e que tanto ele quanto o vice-diretor, Guilherme dos Reis Pereira Janson, trabalharão para a criação da Faculdade de Medicina de Bauru, que terá como semente o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Santos ressaltou, entretanto, que os cursos de Fonoaudiologia e de Odontologia – que estão entre os melhores do Brasil – não serão negligenciados. Segundo ele, “se trabalharmos de forma harmoniosa e organizada, toda e qualquer melhoria para um curso poderá beneficiar os outros, pois tudo sempre será compartilhado por todos os cursos de graduação deste campus”.

Temporariamente abrigado na FOB, o curso de medicina de Bauru inaugurou suas atividades em março deste ano, com uma turma inicial de 60 alunos.

Formado pela FOB e titular do Departamento de Ciências Biológicas, Santos lembrou que seu sucesso é fruto do esforço de sua mãe, que priorizava o estudo de qualidade em sua família. “Ao longo da minha trajetória, a generosidade da Faculdade de Odontologia de Bauru, da USP e de muitas pessoas tornou tudo mais fácil para mim; portanto, não conquistei nada sozinho. Sou um produto da educação de excelência. Nunca encontrarei palavras para agradecer por tudo de maravilhoso que alcancei por meio da educação e da pesquisa”, disse (clique aqui para ler a íntegra do discurso).

A cerimônia foi realizada no Teatro Universitário “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira” – Foto Marcos Santos/USP Imagens

Em seu discurso, o reitor Vahan Agopyan também reforçou a importância da educação para o desenvolvimento tanto individual quanto da sociedade. “Os paulistas foram privilegiados por terem tido lideranças que compreenderam, ainda no final do século XIX, que somente por meio da educação poderiam desenvolver o Estado. Como fruto dessa visão, já naquela época, foram criadas as escolas superiores profissionais, tendo a pesquisa como grande diferencial para a formação de seus alunos. Estavam certos e, como resultado de decisões tomadas há mais de um século, a antiga província de São Paulo, modesta e inexpressiva, progrediu e se destacou no País”, afirmou.

Para os novos dirigentes, Agopyan ressaltou que “agora, após profundas discussões, uma importante decisão da Universidade leva o campus de Bauru a se expandir, a se desenvolver. Os novos diretores terão pela frente esse grande desafio, mas tenho a certeza de que, com a garra e a qualidade de seus dirigentes, docentes, da equipe e dos alunos, o campus de Bauru responderá a altura”.