Novo diretor da FO destaca desafios de sua gestão nos próximos quatro anos

Inclusão social, qualidade acadêmica e administrativa e valorização das atividades docentes foram alguns dos pontos destacados

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
(Da esq. p/dir) O secretário-geral da Universidade, Ignacio Maria Poveda Velasco; o novo diretor da FO, Rodney Garcia Rocha; o ex-reitor da USP, Flávio Fava de Morais; o reitor Marco Antonio Zago; o novo vice-diretor Giulio Gavini; o vice-reitor Vahan Agopyan; e o ex-diretor da FO, Waldyr Antonio Jorge – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 20 de dezembro, tomaram posse os novos diretor e vice-diretor da Faculdade de Odontologia (FO), Rodney Garcia Rocha e Giulio Gavini. A cerimônia, que reuniu dirigentes da Universidade, professores, alunos e funcionários da Unidade, foi realizada na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria.

Em seu discurso, o novo diretor destacou os principais desafios de sua gestão à frente da FO, dentre eles, aqueles decorrentes da nova política de inclusão social e racial adotada pela Universidade. “Estaremos convivendo com o pleno engajamento da USP nas políticas de inclusão na graduação. A Faculdade deverá viabilizar estratégias de contínuo fluxo de um banco de instrumentais, de aparelhos e de materiais de consumo de uso em clínica odontológica para o atendimento das necessidades desses estudantes”, afirmou.

Segundo ele, para 2018, com a reserva de 37% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs), conforme definido pelo Conselho Universitário, a Unidade deverá receber 49 estudantes. Em 2021, esse número será de 221 alunos. No ingresso de 2021 e nos anos subsequentes, a reserva de vagas deverá atingir os 50% por curso e turno.

Rocha também destacou a necessidade de aprimorar a qualidade acadêmica e administrativa da Instituição e de valorizar as atividades docentes e o ensino de graduação. “Uma reestruturação curricular foi implantada, mas ainda temos que adequá-la para atender às novas solicitações pedagógicas e aos atuais conhecimentos e tecnologia disponíveis na área odontológica”, adiantou.

Em seguida, o reitor Marco Antonio Zago ressaltou que a FO faz parte da tríade – juntamente com as Faculdades de Odontologia de Ribeirão Preto e de Bauru – que representa um orgulho para a USP e se caracteriza pela liderança nacional e internacional no ensino e na pesquisa na área odontológica.

Zago também lembrou que aquela era a última cerimônia de posse presidida por ele, já que seu mandato se encerra em 25 de janeiro do próximo ano. “Quero ser lembrado como o reitor que resolveu a crise financeira da USP. Junto com o Conselho Universitário e os diretores das Unidades, o desequilíbrio orçamentário foi corrigido, com muito trabalho e com a adoção de medidas importantes. Com isso, conseguimos pagar o 13º salário de nossos servidores, o que, infelizmente, não está acontecendo em muitas Instituições”, considerou.

Quem são

Rodney Garcia Rocha Possui é graduado em Odontologia, mestre e doutor em Clínicas Odontológicas, todos pela FO. Professor titular na Clínica Integrada do Departamento de Estomatologia, é especialista na área de prótese. Foi diretor da FO no período de 2009 a 2013. Tem experiência nos estudos ligados à clínica integrada, terapêutica medicamentosa, com pesquisas clínicas e laboratoriais, envolvendo anestésicos locais e novos adjuvantes, laser e nanotecnologia.

Giulio Gavini possui graduação em Odontologia, Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Endodontia pela USP. É professor titular da Disciplina de Endodontia do Departamento de Dentística da FO. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: técnica endodôntica, preparo do canal, diagnóstico e terapêutica endodôntica.

A Faculdade de Odontologia é uma das mais antigas unidades de ensino e pesquisa da Universidade, com 117 anos de criação. Em janeiro de 1934, foi incorporada à USP com o nome de Faculdade de Farmácia e Odontologia. Seu primeiro diretor foi o professor Benedito Montenegro.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados