Nove trabalhos da USP são premiados no Prêmio Capes de Tese 2017

Além dos prêmios, 16 teses da Universidade receberam menções honrosas

11/10/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 17/10/2017 as 14:32

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) contemplou nove trabalhos da USP com o Prêmio Capes de Tese Edição 2017. Além dos prêmios, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2016, 16 teses da Universidade receberam menções honrosas. O resultado foi divulgado no dia 10 de outubro.

O prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada, para que compareçam à cerimônia de premiação.

A cerimônia de entrega da distinção ocorrerá no dia 7 de dezembro, em Brasília.

Homenagens e Grande Prêmio

Durante a cerimônia, será outorgado, ainda, o Grande Prêmio Capes de Tese para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas.

O Grande Prêmio consiste em certificado de premiação, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para uma participação em congresso internacional, para o orientador, no valor de R$ 9 mil; certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; e passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação. Pela Fundação Conrado Wessel, são oferecidos prêmios, no valor de U$ 15 mil cada, para os primeiros colocados nas três grandes áreas.

Anualmente, para cada uma das grandes áreas do conhecimento, homenageia-se um cientista ilustre, brasileiro ou radicado no Brasil, cuja pesquisa se enquadre no conjunto em que a premiação é concedida. Em 2017, serão homenageados Vital Brazil, na grande área Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Casimiro Montenegro Filho, nas Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); e Aurélio Buarque de Holanda, nas Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).

Clique aqui e acesse a lista completa dos premiados.