Comunicado sobre fechamento do Museu Paulista

Vistorias técnicas encerradas em 2 de agosto indicaram uma aceleração no calendário previsto para fechamento, que se efetiva no dia de hoje.

03/08/2013 - Publicado há 11 anos     Atualizado: 19/10/2020 as 13:15

A USP vem há tempos fazendo diagnósticos e projetos sobre o restauro e readequação do edifício do Museu Paulista, datado de 1893, parte do complexo histórico do Ipiranga, afeto à Universidade (leia edição nº 72 do boletim USP Destaques, de 9/5/13).

Em razão de ter sido edificado no século XIX, com técnicas construtivas pouco conhecidas na atualidade, são demandados diagnósticos e projetos de alta especialização. É necessário e comum que museus instalados em prédios históricos fechem parcial ou totalmente para restauros e modernizações. O Museu Paulista não foge a tal regra e possui previsão de fechamento de salas, de um lado para facilitar diagnósticos, projetos, licitações e intervenções; e, de outro, para garantir a incolumidade dos visitantes e servidores, bem como a proteção física do acervo.

A Universidade de São Paulo está tomando todas as providências com relação ao Museu Paulista para sua plena recuperação, restauro e readequação, e emitirá notas sobre o desenvolvimento de tais trabalhos, assim como sua progressiva reabertura.

São Paulo, 3 de agosto de 2013.

Sheila Walbe Ornstein
Diretora do Museu Paulista