O reitor da USP, Vahan Agopyan, divulgou, no dia 6 de novembro, uma mensagem à comunidade universitária sobre a conclusão dos trabalhos e a aprovação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), constituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo, com foco na gestão das três universidades públicas estaduais paulistas – USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Nota à comunidade da Universidade de São Paulo (USP)
Prezados alunos, funcionários e docentes,
Ontem (dia 5/11) foi concluído e aprovado o relatório final da CPI sobre as universidades públicas do Estado, que deve ser publicado no Diário Oficial nas próximas semanas.
O documento final tem mais de 500 páginas e não aponta qualquer situação comprometedora para o funcionamento de nossa universidade. Faz menção a alguns casos administrativos pontuais, que podem ser facilmente esclarecidos, muitos dos quais são resultado da falta de familiaridade com o funcionamento de uma instituição de ensino e pesquisa.
Quero tranquilizar a comunidade quanto a notícias que a imprensa tem divulgado que fazem referência a assuntos conflituosos, discutidos ou aventados nas reuniões, mas que não estão incluídos nas conclusões e propostas da Comissão. O Grupo de Acompanhamento da USP para as atividades da CPI está preparando um resumo do relatório, que será apresentado na reunião do Conselho Universitário, no dia 19 de novembro.
Como afirmei no início das atividades dessa CPI, a universidade não tinha nada a temer, mas ficou sempre atenta para quaisquer riscos à sua autonomia, que felizmente não foi atacada no relatório. A administração central e a das unidades tiveram muito trabalho para atender a todas as demandas da Comissão, mais pelo volume de informações do que pela dificuldade de responder aos questionamentos.
No desenrolar dos trabalhos da CPI, constatei que ainda temos muito a melhorar na comunicação das atividades da universidade com o parlamento paulista e, consequentemente, com a população. Temos que explicar e divulgar mais e melhor o que fazemos e a nossa importância para a sociedade.
Gostaria de agradecer a toda comunidade da universidade pelo apoio e colaboração na superação de mais esta tarefa. Graças à cooperação de todos o resultado foi satisfatório. Destaco a dedicação e o esforço dos membros do Grupo de Acompanhamento que, em um trabalho contínuo, inclusive em fins de semanas, feriados e pontes, garantiram que a USP sempre estivesse atenta ao desenrolar de todo o processo.
São Paulo, 6 de novembro de 2019.
Vahan Agopyan, reitor da USP