Nota sobre a conclusão dos trabalhos da CPI das Universidades

A CPI teve como foco a gestão das três universidades públicas estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp

06/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 14:40

O reitor da USP, Vahan Agopyan, divulgou, no dia 6 de novembro, uma mensagem à comunidade universitária sobre a conclusão dos trabalhos e a aprovação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), constituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo, com foco na gestão das três universidades públicas estaduais paulistas – USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Nota à comunidade da Universidade de São Paulo (USP)

Prezados alunos, funcionários e docentes,

Ontem (dia 5/11) foi concluído e aprovado o relatório final da CPI sobre as universidades públicas do Estado, que deve ser publicado no Diário Oficial nas próximas semanas.

O documento final tem mais de 500 páginas e não aponta qualquer situação comprometedora para o funcionamento de nossa universidade. Faz menção a alguns casos administrativos pontuais, que podem ser facilmente esclarecidos, muitos dos quais são resultado da falta de familiaridade com o funcionamento de uma instituição de ensino e pesquisa.

Quero tranquilizar a comunidade quanto a notícias que a imprensa tem divulgado que fazem referência a assuntos conflituosos, discutidos ou aventados nas reuniões, mas que não estão incluídos nas conclusões e propostas da Comissão. O Grupo de Acompanhamento da USP para as atividades da CPI está preparando um resumo do relatório, que será apresentado na reunião do Conselho Universitário, no dia 19 de novembro.

+ Mais

Reitor da USP participa de CPI na Assembleia Legislativa de São Paulo

Como afirmei no início das atividades dessa CPI, a universidade não tinha nada a temer, mas ficou sempre atenta para quaisquer riscos à sua autonomia, que felizmente não foi atacada no relatório. A administração central e a das unidades tiveram muito trabalho para atender a todas as demandas da Comissão, mais pelo volume de informações do que pela dificuldade de responder aos questionamentos.

No desenrolar dos trabalhos da CPI, constatei que ainda temos muito a melhorar na comunicação das atividades da universidade com o parlamento paulista e, consequentemente, com a população. Temos que explicar e divulgar mais e melhor o que fazemos e a nossa importância para a sociedade.

Gostaria de agradecer a toda comunidade da universidade pelo apoio e colaboração na superação de mais esta tarefa. Graças à cooperação de todos o resultado foi satisfatório. Destaco a dedicação e o esforço dos membros do Grupo de Acompanhamento que, em um trabalho contínuo, inclusive em fins de semanas, feriados e pontes, garantiram que a USP sempre estivesse atenta ao desenrolar de todo o processo.

São Paulo, 6 de novembro de 2019.

Vahan Agopyan, reitor da USP