“Nossa tarefa é coordenar as partes, é dialogar com nossas peculiaridades”, afirma diretor da FFLCH

Paulo Martins e Ana Paula Torres Megiani são os novos dirigentes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

11/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 17/12/2020 as 18:40
[A partir da esquerda] Paulo Martins, Pedro Vitoriano de Oliveira, Vahan Agopyan, Antonio Carlos Hernandes, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Ana Paula Torres Megiani – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Na manhã de hoje, dia 11 de dezembro, Paulo Martins e Ana Paula Torres Megiani tomaram posse como os novos diretor e vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da faculdade, com a presença do reitor Vahan Agopyan, do vice-reitor Antonio Carlos Hernandes e do secretário-geral Pedro Vitoriano de Oliveira, e foi transmitida pela internet.

O reitor iniciou seu discurso saudando os novos dirigentes e também agradecendo à ex-diretora Maria Arminda do Nascimento Arruda por sua atuação à frente da unidade, lembrando que ela continua lutando por seus ideais e ajudando a USP, como coordenadora do Escritório USP Mulheres.

“Assumir a tarefa de conduzir uma faculdade tradicional e complexa como a FFLCH é de grande responsabilidade. A USP tem uma peculiaridade que as outras não têm, somos descentralizados. As unidades têm uma alma própria, um caráter próprio e essa é a nossa riqueza. As diferenças são sempre positivas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

Agopyan ressaltou que “estamos vivendo tempos especiais, não só pela pandemia, mas também por uma postura estranha que está perpassando vários países, inclusive o nosso, em que o negacionismo, a não aceitação da ciência, a crítica ao conhecimento se tornaram uma realidade. As universidades estão continuamente sendo atacadas em sua autonomia”.

“Serão anos difíceis, mas compartilho com vocês o otimismo responsável. Vamos superar os obstáculos e vencer os desafios. Tenho a certeza de que nossos sucessores vão encontrar uma FFLCH mais fortalecida, dentro de uma universidade de qualidade”, concluiu o reitor.

Éramos e somos a FFLCH

Como egresso da faculdade, Paulo Martins ressaltou em seu discurso o amor e a gratidão pela alma mater. “Gerir a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo é perturbador, é complexo, é difícil, para alguns, impossível. Gosto do que posso fazer pela FFLCH, pela USP. Retribuo nos anos de gestão tudo o que aprendi aqui, tudo que conquistei aqui. Hoje, antes de tudo, é um dia de agradecimento”, afirmou o diretor.

Martins também ressaltou a complexidade de gerir uma unidade com 14 mil alunos, 300 funcionários, 420 professores e 11 departamentos. “O reconhecimento da nossa essência reside na aquiescência de nossas características transversais, multilaterais, interseccionais que nos unem ao mesmo tempo que nos fazem divergir. É justamente essa diversidade instigadora, somada a uma estrutura gigante e a uma história encantadora que nos obriga, a Ana Paula e a mim, a ter uma posição firme e cuidadosa na direção da FFLCH. Nossa tarefa é a coordenação de suas partes, nossa tarefa é a sistemática defesa de suas diferenças, nossa tarefa é dialogar com suas peculiaridades, nossa tarefa é vivê-la diária e intensamente” (clique aqui para ler a íntegra do discurso de posse do novo diretor).

Assista à íntegra da cerimônia de posse dos novos dirigentes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.