Ministro da Cultura visita o edifício-monumento do Museu Paulista

22/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 26/12/2017 as 13:14
(Da esq. p/dir) O assessor do ministro, Fabrício Tanure; o presidente do Ibram, Marcelo Araújo; a diretora do Museu, Solange Ferraz de Lima; o vice-reitor Vahan Agopyan; o ministro Sérgio Sá Leitão; o reitor Marco Antonio Zago e o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro – Foto Marcos Santos/USP Imagens

No dia 21 de dezembro, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou de uma visita ao Museu Paulista (MP), localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

No Museu, o ministro foi recebido pelo reitor Marco Antonio Zago; pelo vice-reitor Vahan Agopyan; pelo pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro; e pela diretora do MP, Solange Ferraz de Lima. O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araújo, também esteve no encontro.

O objetivo da visita foi de apresentar ao ministro o projeto de restauro do edifício-monumento vencedor do concurso nacional. O anúncio do vencedor foi feito no último dia 18 de dezembro.

A empresa vencedora, que ganhou o direito de celebrar o contrato para o desenvolvimento do projeto executivo das obras e receberá o prêmio de R$ 25 mil, foi a Hereñu + Ferroni Arquiteto Ltda. O projeto prevê, dentre outras ações, a criação de um novo acesso pelo subsolo do edifício, onde haverá uma área de convivência, com livraria, cafeteria e auditório, e a instalação de um mirante.

Na ocasião, o ministro falou sobre o projeto “Brasil 200 Anos: Viva Sua Independência”, plano do Ministério para as comemorações do bicentenário da independência em 2022. “A revitalização do Museu do Ipiranga é um dos eixos das comemorações. O Museu do Ipiranga e o Museu de Petrópolis são dois centros das celebrações. Aqui é fundamental. Vamos conjugar todos os esforços para que isso seja viabilizado”, afirmou Sá Leitão.