Matrícula dos ingressantes na USP em 2019 será virtual

Os estudantes só precisarão confirmar a matrícula presencialmente após o início das aulas

24/01/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 11/02/2019 as 12:39

A partir deste ano, a matrícula dos estudantes aprovados no vestibular da USP – tanto pela Fuvest quanto pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) – será totalmente virtual.

O estudante aprovado deve acessar o sistema JúpiterWeb, a partir das 8h do dia 28 de janeiro, clicar em “Etapa Virtual – Matrícula de Ingressante”, preencher os dados e solicitar chave de acesso. O sistema enviará para o e-mail cadastrado um código e, a partir daí, terá início o processo de matrícula.

.

É importante lembrar que a realização da matrícula virtual não elimina a obrigatoriedade da confirmação da matrícula e apresentação dos documentos originais para conferência. Essa etapa é presencial e será realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro – ou seja, após o início das aulas –, para os estudantes matriculados da 1ª à 5ª chamada. Para os estudantes convocados após a 5ª chamada, a confirmação da matrícula será realizada nos dias 25 e 26 de março.

Documentos

Os documentos exigidos para a matrícula são os mesmos de anos anteriores, a diferença é que eles deverão ser enviados digitalizados pelo sistema. São aceitos vários formatos de imagem (pdf, jpg, png e gif), inclusive fotos geradas pelo telefone celular.

• Histórico escolar
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio
  • Documento de identidade oficial
  • Foto 3×4 recente
  • Para estudantes inscritos nas vagas destinadas a ações afirmativas: formulário de autodeclaração, comprovante de escolaridade pública e registro administrativo de nascimento indígena (para alunos indígenas)

Para cada aluno o sistema solicitará os documentos de acordo com a opção feita na inscrição da Fuvest ou do Sisu: Ampla Concorrência, Escola Pública e PPI. A USP disponibilizou vídeos explicando o passo a passo das etapas da matrícula. Confira a seguir:

Matrícula Virtual – Ampla Concorrência (Graduação USP)

Matrícula Virtual – Alunos ingressantes com base na Política de Cotas Raciais (Graduação USP)

Matrícula Virtual – Alunos vindos de Escolas Públicas (Graduação USP)

Prazo de Matrícula

A divulgação da lista de aprovados da Fuvest acontece no dia 24/01, e o prazo para a matrícula dos estudantes aprovados na primeira chamada vai das 8h do dia 28/01 (segunda-feira) até as 16h do dia 29/01 (terça-feira), sempre pelo horário oficial de Brasília.

Já a lista de aprovados do SiSU será divulgada no dia 28/01 e a matrícula será realizada entre os dias 30/01 e 04/02.

.

Em caso de dúvida, o estudante poderá entrar em contato com a equipe de Suporte da Graduação pelos telefones (11) 3091-3403 ou 3091-3442, ou pelo e-mail suportegrad@usp.br. O horário de atendimento é das 8h às 18h, mas nos dias de matrícula o horário será estendido e irá das 7h às 22h.

Disponibilidade

A principal vantagem da matrícula virtual é que os estudantes não precisam mais comparecer presencialmente na Universidade para a matrícula, já que todo o processo é on-line.

“Com a Matrícula Virtual, haverá uma otimização do processo de ingresso, pois o estudante só deverá comparecer na Seção de Alunos para a confirmação da matrícula e apresentação dos documentos originais após o início das aulas”, afirma o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

+ Mais

Confira a lista de aprovados em primeira chamada no vestibular da USP

O pró-reitor ainda reforça que “o aluno é o gerador da própria matrícula, sendo responsável pelo cumprimento dos prazos, fornecimento das informações, envio dos documentos e acompanhamento do processo”.

Desenvolvido em parceria com a Superintendência da Tecnologia da Informação (STI), o novo processo também se preocupou em garantir um serviço informatizado eficiente para envio dos documentos.

Como explica o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira, “nossa principal preocupação foi a de oferecer um sistema computacional robusto e com alta disponibilidade para atender às demandas de recepção e armazenamento dos documentos digitalizados pertencentes ao processo de matrícula virtual dos ingressantes”.

“O próximo passo do sistema computacional será o desenvolvimento de pastas virtuais com todos os documentos digitalizados dos alunos de graduação e pós-graduação, de modo a eliminar a necessidade de documentos impressos organizados em pastas físicas e armazenados em espaços físicos, que têm alto custo de manutenção”, anuncia o superintendente.