Livro reúne textos sobre conceitos e técnicas usadas em negociações internacionais

Esse é o 18º lançamento do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação

27/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 04/06/2021 as 15:27
[Sentido horário] O diretor-presidente da Edusp, Carlos Roberto Ferreira Brandão; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; a diretora do Instituto de Relações Internacionais, Janina Onuki; e o organizador do livro, Amâncio Jorge de Oliveira
.

Um encontro on-line, no dia 26 de maio, marcou o lançamento do livro Negociações Internacionais: Conceitos, Técnicas e Casos, que reúne estudos sobre os diversos aspectos das negociações internacionais, apresentando ferramentas de gestão para o negociador e refletindo sobre a melhor forma de superar os conflitos.

Esse é o 18º livro do Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação (PIPLDE), que incentiva a produção de livros didáticos associados às disciplinas dos cursos, a serem publicados e comercializados pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

O livro está disponível na página da Edusp

“Sinto-me muito orgulhoso em cada lançamento de um título desta coleção. Nosso objetivo com esse projeto era valorizar tanto a Edusp, uma referência na produção de livros voltados para a formação acadêmica, quanto os docentes, que têm a oportunidade de transformar o seu conhecimento em uma obra de qualidade intelectual”, afirmou o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, um dos idealizadores do programa.

“A USP, sendo uma das principais instituições de ensino e pesquisa do País, tem o dever de produzir cada vez mais, entregar cada vez mais. A contribuição de cada livro deste projeto é muito importante para o processo de ensino não só dos nossos alunos, mas também para os de outras universidades, colaborando para melhorar a formação acadêmica e profissional do nosso País”, destacou o vice-reitor.

O organizador do livro e professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Amâncio Jorge de Oliveira, fez uma breve apresentação da obra e ressaltou seu espírito interdisciplinar, que contou com a participação de pesquisadores do IRI e do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O livro pode ser usado como apoio para as disciplinas de introdução às negociações internacionais, já oferecidas como optativas nos cursos de graduação em relações internacionais e ciências sociais.

Foco nos alunos de Graduação

O Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação (PIPLDE) foi lançado em 2016, em uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Graduação e da Edusp, para incentivar os professores da Universidade a produzirem livros que pudessem ser usados como apoio no ensino da graduação.

Ao todo, a coleção tem 18 obras publicadas, sendo que algumas já tiveram reimpressões, e outras 10 obras estão em fase de preparação.

Segundo o diretor-presidente da Edusp, Carlos Roberto Ferreira Brandão, “a coleção ajudou a diversificar o catálogo da Editora, preenchendo algumas lacunas em áreas de conhecimento como Direito e Educação Física. O êxito da coleção, que tem atraído um público muito mais amplo do que apenas os alunos de Graduação, nos faz avaliar a possibilidade de lançarmos um segundo edital do PIPLDE”.

O principal incentivo oferecido pelo programa foi conceder aos autores, no caso de obras em fase de projeto ou em produção, a dispensa das atividades didáticas na graduação por até um ano. Eles foram substituídos por professores temporários e puderam dedicar mais tempo aos livros.

Mais de 200 propostas foram recebidas, das quais 57 foram contempladas, envolvendo professores de 32 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP e diversas áreas do conhecimento, sobretudo humanidades, artes, ciência e tecnologia, ciências da vida e saúde.

“Certas obras vão além da USP. Essa coleção contribui não só para o ensino dos alunos de graduação, mas também para a formação de professores e de profissionais de outras áreas”, afirmou a vice-presidente da Comissão Editorial da Edusp, Valéria de Marco.

.