Líderes das universidades latino-americanas se reúnem para discutir desafios comuns

Realizado em parceria com a USP, o THE Latin America Universities Summit abordou temas como financiamento, prestígio internacional, políticas de inclusão e transformação digital

15/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 20/07/2021 as 18:00
O diretor do THE, Phil Baty, o reitor da USP, Vahan Agopyan, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva, na abertura do THE Latin America Universities Summit 2021

.

Nos dias 13 e 14 de julho, lideranças acadêmicas, representantes dos governos e da sociedade se reuniram no THE Latin America Universities Summit 2021, com o propósito de discutir as principais dificuldades enfrentadas pelo ensino superior da América Latina e os desafios gerados pela pandemia da covid-19. O encontro virtual foi organizado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education em parceria com a USP.

Questões como o prestígio internacional das universidades latino-americanas, os desafios enfrentados em financiamento público, o planejamento e a execução de políticas de inclusão e permanência estudantil, a recente transformação digital no ensino e na pesquisa, o protagonismo da pesquisa desenvolvida pelas universidades para o enfrentamento da pandemia, o impacto social das instituições nas regiões em que estão inseridas e o futuro da internacionalização acadêmica foram alguns dos temas tratados em conferências, painéis e sessões interativas, que contaram com a participação de mais de 1 mil congressistas de 15 países.

“É muito gratificante quando podemos discutir os nossos desafios e dificuldades em um ambiente internacional, mas com muitas similaridades com o nosso cenário. Certamente, os participantes receberam propostas viáveis e aplicáveis nas universidades brasileiras”, afirmou o reitor Vahan Agopyan. O reitor foi o moderador da primeira sessão do fórum, em que o diretor de práticas educacionais do Banco Mundial, Jaime Saavedra, detalhou alguns dos principais ativos e oportunidades que podem ser explorados na reconstrução das universidades latino-americanas após a pandemia.

Temas de interesse

“A USP sentiu-se honrada em promover o evento em parceria com a consultoria internacional de rankings acadêmicos Times Higher Education e está certa de ter cumprido seu papel de aglutinar importantes interlocutores nacionais e estrangeiros para a discussão de questões tão relevantes e atuais”, ressaltou o coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

Entre os principais assuntos discutidos no fórum, Segurado destaca a questão do financiamento das instituições públicas de ensino superior e de pesquisa; a busca por maior equidade no acesso às universidades e no desempenho de alunos e professores; a necessidade de revisão de práticas acadêmicas de modo a adequá-las às exigências do mundo pós-pandemia, no campo da transformação digital e da internacionalização; assim como a necessidade de desenvolver estratégias para garantir a atração e a retenção de jovens talentos para a atuação acadêmica.

Durante o evento, o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) lançou um relatório sobre as transformações no ensino superior latino-americano causadas pela pandemia da covid-19. O documento foi divulgado no painel apresentado pelo diretor do Instituto, Francesc Pedró.

O levantamento foi realizado entre os meses de abril e junho, com uma amostra aleatória de 100 universidades da América Latina, para avaliar o funcionamento das universidades em relação ao ensino remoto.

Uma das principais conclusões do relatório é que as novas  formas de ensino e aprendizagem, que começaram como fórmulas emergenciais para garantir a continuidade pedagógica, evoluam e se consolidem a partir da retomada das atividades presenciais como parte do modelo híbrido, com o qual será necessário coexistir por ora.

Todas as sessões do THE Latin American Universities Summit 2021 ficarão disponíveis até o final do ano, na íntegra, para todos os que se inscreveram no evento.

Integração da América Latina

O diretor da Área de Relações Acadêmicas Internacionais da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Muniz Oliva Filho, ressaltou que “as discussões trouxeram múltiplas visões, tanto de universidades da América Latina quanto da sociedade civil, que enriqueceram o debate. Além disso, foi apresentada uma descrição detalhada de como o THE calcula seus indicadores e elabora os diferentes rankings. Essas informações e opiniões devem ser consideradas com carinho, para que a Universidade continue buscando atingir seus objetivos institucionais”.

O dirigente enfatizou que a integração com a América Latina é um dos principais objetivos da Aucani, que tem trabalhado para estreitar as relações com parceiros estratégicos da região.

“O THE Latin America Universities Summit mostrou que, com uma cooperação mais próxima, a América Latina e o Caribe podem se desenvolver ainda mais. Também foi uma oportunidade para a USP mostrar sua vocação para parcerias e a disposição para encaminhar propostas e soluções para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária, baseada no conhecimento. Um instrumento importante para uma sociedade que tenta enfrentar seus diversos desafios”, afirmou Oliva.

Para o diretor da THE, Phil Baty, “apesar dos grandes desafios, a pandemia também trouxe oportunidades para a inovação, a inclusão social, a colaboração. O ranking das universidades latino-americanas mostrou que há muita diversidade e excelentes instituições que estão ganhando visibilidade e se abrindo para novas parcerias”. Baty também ressaltou que o encontro evidenciou o senso de unidade das universidades latino-americanas, a capacidade de mobilização, de inspirar e compartilhar as boas práticas.