Inscrições abertas para curso da União Ibero-Americana de Universidades

O curso, sobre Cidades Inteligentes, será ministrado em julho, na Universitat de Barcelona, na Espanha

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Estão abertas, até o próximo dia 9 de junho, as inscrições para alunos de Doutorado que tenham interesse em participar do curso Smart Cities: Innovación, Cambio climático, Planificación Urbana, Gobernanza y participación creativa [Cidades Inteligentes: Inovação, Mudança Climática, Planejamento Urbano, Governança e participação criativa], oferecido pela Escola de Verão da União Ibero-Americana de Universidades (UIU).

A rede internacional é composta pela USP, pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), pela Universidad de Buenos Aires (UBA), pela Universidad Complutense de Madrid e pela Universitat de Barcelona. Trata-se de uma aliança acadêmica estabelecida em junho do ano passado e que tem como um de seus objetivos a promoção da pesquisa conjunta de alta qualidade científica.

O curso será ministrado em espanhol e em inglês por docentes das cinco instituições, na Universitat de Barcelona, na Espanha, entre os dias 10 e 14 de julho de 2017.

Serão oferecidas cinco bolsas a alunos de Doutorado no valor de R$ 9 mil. Para participar, o interessado deve estar regularmente matriculado em programa de pós-graduação da USP, considerado nacionalmente como de excelência (nota 5 ou superior na avaliação mais recente da Capes), e ter conhecimento das línguas espanhola e inglesa.

A seleção, coordenada pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), será realizada por Comissão que avaliará o mérito acadêmico e a relação do projeto de investigação à temática do curso. O resultado será divulgado no dia 20 de junho.

Este é o segundo curso oferecido pela Escola da UIU. Em março deste ano, a proliferação das doenças infecciosas emergentes, como dengue, zika e febre amarela, foi tema de oficina promovida na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidad de Buenos Aires. Pesquisadores das faculdades de saúde das cinco instituições participaram das discussões.

“O fortalecimento da presença da USP na Ibero-América se constitui em uma estratégia importante da gestão. Uma maior integração com essas instituições permite a discussão de demandas comuns e, mais importante, cria uma identidade que facilita a mobilidade de nossos alunos”, destaca o presidente da Aucani, Raul Machado Neto.

O edital completo está disponível neste link.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados