Inova USP inaugura espaço dedicado à criação e à fabricação digital

Entre os equipamentos disponibilizados pelo novo Espaço Maker do Inova USP estão impressoras 3D, router CNC e cortadora a laser

01/12/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 07/12/2022 as 18:26
O novo Espaço Maker está localizado no prédio do Inova USP, na Cidade Universitária – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nesta terça-feira, dia 29 de novembro, alunos, pesquisadores e empreendedores da Universidade ganharam um novo espaço dedicado à criação e à fabricação digital.

Localizado no Centro de Inovação da USP (Inova USP), o Espaço Maker conta com equipamentos como impressoras 3D FDM, impressoras 3D por estereolitografia, router CNC e cortadora a laser, que já possibilitaram a fabricação de protótipos de titânio, peças para um foguete e sistemas eletrônicos complexos como um sensor de gás carbônico.

“O Espaço Maker é resultado de um esforço coletivo que envolveu 22 Unidades da USP e órgãos centrais. Foi pensado para ser um espaço compartilhado e interdisciplinar, um espaço de confluência de diversos grupos de pensamento da Universidade, em todos os níveis”, explicou o coordenador do Inova USP, Marcelo Knörich Zuffo.

Consciente de que a demanda por esse tipo de infraestrutura tende a crescer na Universidade, o Inova USP já prepara a ampliação do Espaço, que ocupará, quando estiver concluído, uma área de 2 mil metros quadrados. Segundo Zuffo, “a fabricação digital está entranhada em todas as dimensões da Universidade, com demandas da graduação, da pesquisa e da inovação. Estamos montando uma rede de usuários da USP, para o compartilhamento de equipamentos e insumos, gerando economia e potencializando a inovação e o empreendedorismo”.

Para o pró-reitor adjunto de Inovação, Raul Gonzalez Lima, “a pesquisa e a técnica estão sempre muito interligadas. O desenvolvimento da pesquisa gera uma grande demanda por peças e objetos, e esse espaço aumenta a possibilidade para a criação e a fabricação digital”. Lima também ressaltou a importância da iniciativa para favorecer o empreendedorismo dentro da Universidade.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior (esquerda) e o coordenador do Inova USP, Marcelo Knörich Zuffo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“É cada vez mais evidente que as atividades realizadas fora da sala de aula são tão importantes e impactantes na boa formação dos alunos quanto as aulas tradicionais, especialmente porque formamos os alunos sem saber qual profissão eles exercerão no futuro. Temos que capacitá-los para integrar o mercado de trabalho e conseguir mudar a realidade em qualquer cenário”, defendeu o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

“Precisamos mudar as nossas salas de aula, tornar o ensino mais ativo, transformar os espaços da Universidade em lugares agradáveis e mais convidativos para que nossos alunos possam interagir, trocar ideias com alunos de outras áreas, desenvolver toda a sua potencialidade”, afirmou o reitor, que também expressou a necessidade de criar espaços similares em outros campi da USP.

Também estavam presentes na cerimônia os três coordenadores do Espaço Maker – Roseli de Deus Lopes (Escola Politécnica), Fernando Elias Melhem (Faculdade de Odontologia) e Katia Cristiane Gandolpho Candioto (Escola de Engenharia de Lorena) -, além de dirigentes, pesquisadores e alunos da Universidade.