Homenagens e inaugurações marcam visita do reitor a São Carlos

ICMC, EESC e IFSC inauguram novos espaços e laboratórios no campus de São Carlos

20/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 21/12/2017 as 18:33
O Bloco ICMC-3, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, é um dos prédios inaugurados durante a visita – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em visita ao campus de São Carlos, no dia 19 de dezembro, o reitor Marco Antonio Zago participou de uma série de inaugurações e homenagens. “São Carlos é um campus muito importante para a USP, responsável em grande parte pela qualidade nas áreas de Ciências Exatas e Engenharia, tanto na produção científica quanto no ensino. Isso se deve à qualidade das pessoas envolvidas. Prédios são importantes, mas não são a solução. A solução está nas pessoas de qualidade, interessadas no desenvolvimento da Universidade, nas missões da Universidade, e isso tem de sobra aqui em São Carlos”, afirmou o dirigente.

Zago, que encerra seu mandato no dia 24 de janeiro, lembrou as principais ações de sua gestão como o reconquista do equilíbrio financeiro; a eleição direta dos diretores e presidentes de Comissão; a criação da Controladoria e dos Parâmetros de Sustentabilidade; a modernização dos processos de modificação curricular; a criação dos cursos de Biotecnologia, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), e de Medicina, em Bauru; a ampliação da inclusão social; e a pacificação da Universidade.

“Fico muito grato em ver que esse período de falta de recursos à qual fomos submetidos acabou tendo um efeito benéfico para a Universidade. Pela primeira vez, vi todos os diretores da USP preocupados com o orçamento, discutindo isso no Conselho Universitário. No entanto, a Universidade se reorganizou e conseguiu superar a crise financeira. Estamos com os pagamentos em ordem e preparados para começar 2018 em condições de planejar seu futuro e retomar seu desenvolvimento, com cautela e responsabilidade”, lembrou o reitor.

ICMC-3

“Esse é um projeto que muito nos orgulha pela sua característica de colaboração que envolveu toda a Unidade”, afirmou o diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Durante a visita, o reitor participou da inauguração do prédio ICMC-3, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos (ICMC).

Com área de 1.942 m2, o prédio de dois andares abrigará laboratórios multiuso, planejados para estarem agrupados de acordo com sua afinidade, salas de reunião e setores administrativos da Unidade.

“Esse prédio responde a uma grande demanda reprimida de laboratórios de pesquisa e salas de estudo para alunos de pós-graduação que é decorrente da grande expansão de vagas que ocorreu no início desse milênio. É um projeto de colaboração, com a participação de muitas pessoas que uniram esforços e recursos de seus projetos, com a devida aprovação da Reitoria, para viabilizar a obra. Dessa forma, esse é um projeto que muito nos orgulha pela sua característica de colaboração que envolveu toda a Unidade”, explicou o diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho.

Novo prédio de Engenharia Ambiental

O reitor Marco Antonio Zago, Dora Versetti e o diretor da EESC, Paulo Sergio Varoto – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em seguida, o reitor visitou o edifício Prof. Dr. João Luiz Boccia Brandão, anexo de Engenharia Ambiental, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), localizado na Área II do campus.

“Ninguém faz nada sozinho. Sem a participação da Reitoria, e não apenas do ponto de vista dos recursos indispensáveis em um momento de altíssima apreensão, e da Superintendência de Espaço Físico, nada disso seria possível”, ressaltou o diretor da EESC, Paulo Sergio Varoto.

O edifício é uma homenagem ao professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento, João Luiz Boccia Brandão, falecido em 2016. Presente na cerimônia, a esposa Dóra Versetti, lembrou que “ele fez muito pela Escola, mas com certeza vocês também fizeram muito por ele”.

IFSC na área II do campus

Também na Área II do campus, foi inaugurado o Edifício 1 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

O ex-diretor do IFSC, Glaucius Oliva; Tito José Bonagamba; Yvone Primerano Mascarenhas; Richard Charles Garratt e Osvaldo Novais de Oliveira Jr. – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O diretor do IFSC, Tito José Bonagamba, esclareceu que o prédio é uma das diversas inaugurações recentes da Unidade, que ampliam a sua capacidade de ensino e de pesquisa. “O IFSC superou suas dificuldades financeiras, resultantes da brusca redução de seu orçamento, com a grande capacidade de todos os seus docentes de captar recursos de outras fontes. Com uma harmoniosa organização dos recursos disponíveis, estamos inaugurando estruturas fundamentais para o Instituto”, afirmou.

Na ocasião, o diretor recebeu uma homenagem da Polícia Militar, pelo trabalho desempenhado no sentido de estreitar a relação entre a USP e a PM, visando à melhoria da segurança nos entornos do Campus USP São Carlos.

Encerrando a cerimônia, o campus de São Carlos – representado pelo presidente do Conselho Gestor do Campus e diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Germano Tremiliosi Filho – homenageou o reitor entregando um presente simbólico.

“O professor Zago assumiu o timão de uma nau que estava sem rumo e correndo o risco de naufragar e soube, com muita habilidade, conduzir e colocá-la de volta no rumo do crescimento. Hoje, estamos recebendo uma Universidade que superou sua crise financeira e se encontrou, em todos os aspectos. A USP agora tem um norte e está preparada para voltar a crescer e continuar sendo uma grande universidade”, declarou Tremiliosi.

O presidente do Conselho Gestor do Campus de São Carlos, Germano Tremiliosi Filho (direita), entregou uma homenagem ao reitor – Foto: Marcos Santos/USP Imagens