FFLCH promove debate sobre os rumos da ciência no Brasil e homenageia professor Renato Janine

O debate contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan, e do ex-reitor da Unicamp e membro recém-eleito do Conselho da SBPC, Marcelo Knobel

08/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 12/07/2021 as 16:00
A apresentação do evento foi do diretor da FFLCH, Paulo Martins – Foto: Reprodução

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) promoveu, no dia 7 de julho, um evento para discutir a situação atual da ciência e as perspectivas para o futuro, além de homenagear um de seus docentes: Caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil – uma homenagem ao professor Renato Janine Ribeiro, presidente eleito da SBPC.

Além do professor do Departamento de Filosofia da FFLCH – ex-ministro da Educação e que participou como membro de diversos órgãos e entidades voltadas à ciência e à pesquisa ao longo de sua carreira acadêmica –, o debate contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan, e do ex-reitor da Unicamp e também membro recém-eleito do Conselho da SBPC, Marcelo Knobel.

A apresentação do evento foi do diretor da FFLCH, Paulo Martins, e a mediação da ex-diretora da FFLCH e coordenadora do Escritório USP Mulheres, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

+ Mais

A eleição que renovou a Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi realizada no dia 21 de junho, com resultado divulgado no dia 22. Os eleitos serão empossados no dia 23 de julho, na Assembleia Geral Ordinária dos Sócios, que será realizada durante a 73ª Reunião Anual da SBPC.

Fundada em 1948, a SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

“Vivemos um período de crise sanitária, política e econômica. É um momento delicado em que temos sofrido ataques contínuos. Entretanto, a pandemia demonstrou que a universidade é parte da solução dos problemas da sociedade. As universidades deram respostas rápidas para diminuir os efeitos da covid-19 em todas as áreas do conhecimento. Somos hoje uma fonte confiável de informação. Nesse ponto, temos que dar um passo a mais rumo à essa terceira missão. Agora, chegou a oportunidade de propormos políticas públicas que influenciem os governos. Por isso, a SBPC é fundamental, sob a gestão de um cientista de renome e com uma equipe respeitada no meio acadêmico. Poderemos dar passos decisivos no Brasil e no exterior”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

Clique aqui e assista à integra do evento.

Homenageado

Renato Janine Ribeiro foi eleito presidente do SBPC em eleição realizada no dia 21 de junho – Foto: Reprodução

O professor Renato Janine Ribeiro tem graduação em Filosofia pela USP, mestrado em Filosofia pela Université de Paris-I (Panthéon-Sorbonne) e doutorado em Filosofia pela USP. Desde 1994, é professor titular de Ética e Filosofia Política. Tem 100 capítulos de livros (isto é, artigos publicados em livros). Publicou 14 livros como autor único, 3 em parceria e ainda organizou 4 livros coletivos. Publicou 82 artigos em periódicos especializados, 14 trabalhos em anais de eventos e 20 prefácios e/ou posfácios.

Foi ministro da Educação, entre abril e outubro de 2015, no governo Dilma Rousseff. E, ao longo de sua carreira acadêmica, participou como membro de diversos órgãos e entidades voltadas à ciência e à pesquisa. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1993-7), do Conselho da SBPC (1997-9), secretário da SBPC (1999-2001). E atuou como diretor de Avaliação da Capes (2004-8).

Na USP, pertenceu à Comissão de Atividades Acadêmicas, presidiu o Conselho de Ética, foi representante dos professores titulares da USP no Conselho Universitário e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados. Presidiu a Comissão de Ética do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Atualmente, é membro do Conselho Consultivo de Inhotim e membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018).

(Com informações do Serviço de Comunicação Social da FFLCH)