Exposição revela a diversidade dos museus e acervos da USP

A mostra é organizada pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

14/11/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 27/11/2018 as 12:16
(Da esq. p/ dir.) A pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária, Margarida Maria Krohling Kunsch; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; o reitor Vahan Agopyan e a diretora do CPC, Martha Marandino, na cerimônia de inauguração da exposição – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foi inaugurada no dia 13 de novembro, no espaço expositivo do prédio da Reitoria, a exposição Museus e Acervos da USP, organizada pelo Centro de Preservação Cultural (CPC), órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

A mostra apresenta ao público, por meio de painéis fotográficos, a diversidade das coleções pertencentes aos museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação e de divulgação cultural e científica da Universidade, que promovem a pesquisa e a extensão universitária.

A curadoria teve como base o Guia de Museus e Acervos da USP, publicação lançada pelo CPC com informações sobre 45 órgãos da Universidade.

Cerimônia de abertura da exposição no saguão do prédio da Reitoria – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Os acervos incluem coleções artísticas e didáticas de ciências naturais, arquivos pessoais de intelectuais e acadêmicos, conjuntos documentais reunidos em pesquisas nos mais variados campos do saber, arquivos administrativos que documentam a trajetória da Universidade, além de acervos arqueológicos das mais diversas origens.

Muitos desses acervos foram construídos em função das atividades de pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos da USP: outros, possuem existência anterior à própria Universidade, tendo sido incorporados pela sua contribuição à construção do conhecimento.

“Trata-se de um rico material de memória institucional, que reflete a trajetória da vida universitária”, explicou a diretora do CPC, Martha Marandino, na cerimônia de inauguração da exposição.

A mostra apresenta ao público, por meio de painéis fotográficos, a diversidade das coleções museológicas da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária, Margarida Maria Krohling Kunsch, considerou que a “mostra é uma oportunidade para a sociedade conhecer os acervos museológicos da Universidade e as inúmeras atividades culturais oferecidas”.

O reitor Vahan Agopyan destacou a importância do espaço expositivo da Reitoria como “local de convivência e de difusão da cultura para a comunidade”.

Desde 2014, quando o espaço expositivo foi criado, o saguão do prédio da Reitoria já abrigou mostras do Instituto de Matemática e Estatística, do Instituto de Estudos Brasileiros, do Museu de Arqueologia e Etnologia, do Museu de Arte Contemporânea, do Museu do Ipiranga e do Museu de Zoologia.

.

[cycloneslider id=”expo_museus_acervos”]

.

Serviço

A exposição Museus e Acervos da USP fica em cartaz até o dia 12 de abril de 2019, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita. O prédio da Reitoria está localizado na Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, em São Paulo.