Exposição marca o centenário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

28/08/2019 - Publicado há 5 anos
(Da esq. p/ dir.) O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, o reitor Vahan Agopyan, o curador da exposição, Maurício Cândido, e o diretor da FMVZ, José Antonio Visintin, na cerimônia de inauguração da mostra – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Está em cartaz, no saguão do prédio da Reitoria, a exposição 100 Anos de História, alusiva às comemorações do centenário de criação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

A mostra apresenta 16 painéis com a trajetória da faculdade ao longo de seus 100 anos de existência, além de fotos e objetos históricos, como o busto de Claude Bourgelat, fundador da primeira escola de Veterinária no mundo, na França, em 1762. Também está exposto o crânio da vaca Bela, primeiro clone do Brasil originado de células adultas a chegar à vida adulta, resultado de pesquisa realizada pela FMVZ.

A curadoria da exposição é do chefe técnico do Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ, Maurício Cândido.

“Esta escola nasceu a partir da necessidade do agronegócio paulista e, hoje, se dedica a áreas diversificadas, atendendo às demandas da sociedade. Preservar a história desses 100 anos é fundamental”, afirmou o diretor da faculdade, José Antonio Visintin, na cerimônia que marcou a abertura oficial da exposição, no dia 27 de agosto.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, também destacou a importância do resgate da história, para “aproveitar as coisas boas que foram feitas e não repetir os erros que foram cometidos”, e da criação das instituições de ensino superior no início do século 19. “Já tivemos no Brasil líderes que acreditavam que, com a educação, alcançaríamos o desenvolvimento. Líderes que reconheciam que a educação é um investimento para a consolidação da nossa sociedade”, afirmou Agopyan.

O curso que deu origem à FMVZ foi criado em 18 de dezembro de 1919 e funcionava no Instituto Butantã. Em abril de 1924, passou a funcionar na Rua Pires da Mota, no bairro da Aclimação, em São Paulo. Em 1928 foi criada a Escola de Medicina Veterinária de São Paulo, que, em 1934, foi uma das sete instituições que deram origem à USP. Sua primeira turma se formou em 1938.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita. O prédio da Reitoria está localizado na Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Abertura da exposição sobre os 100 anos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, no saguão da Reitoria – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens