Exposição celebra os 40 anos do programa de creches da USP

A exposição é gratuita e estará em cartaz até o dia 3 de novembro, no Espaço USP Integração & Memória, localizado no segundo andar do prédio da Reitoria, em São Paulo

11/10/2022 - Publicado há 2 anos
A exposição marca os 40 anos das creches da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na semana do Dia das Crianças e dos Professores, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) inaugurou a exposição Crianças na Universidade!, em homenagem às quatro décadas de existência do programa de creches da Universidade. Os painéis estão expostos no Espaço USP Integração & Memória, no segundo andar do prédio da Reitoria, localizado na Cidade Universitária, em São Paulo.

A pró-reitora adjunta da PRIP, Miriam Debieux Rosa, falou sobre a necessidade das crianças ocuparem lugares de invenção e que a exposição “está em concordância com o tipo de Universidade que queremos: com a presença das crianças e das mães, em um lugar para construir memória, história e conhecimento”.

Ressaltando o papel dos educadores, o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, reforçou que a mostra é o resultado do trabalho de professores da educação infantil. “Celebrar os 40 anos do programa de creches só é possível graças à atuação dos docentes. O trabalho que a professora faz na educação infantil é da maior importância e há quem diga que tudo o que temos de importante para aprender é ensinado na educação infantil”, afirmou.

Os 40 anos de creches na USP

Coordenadas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, as creches da USP – localizadas em São Carlos, Ribeirão Preto e duas na capital – atuam para atender os filhos de até 6 anos de docentes, funcionários e estudantes.

À frente da coordenadoria Vida no Campus da PRIP, área responsável por supervisionar o serviço de ensino oferecido às crianças, Marie-Claire Sekkel citou o trabalho feito nas creches ao longo dos 40 anos de programa, contribuindo para o desenvolvimento da educação infantil no Brasil. “Um papel importantíssimo das creches é ajudar a construir um olhar de reconhecimento do lugar das crianças”, explicou.

A exposição conta a história das creches na USP e apresenta atividades produzidas pelas crianças em sala de aula – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

As comemorações dos 40 anos não se limitarão à exposição. Segundo a diretora da Divisão de Creches, Flaviana Rodrigues de Oliveira, em julho foi organizado um encontro on-line das quatro creches da Universidade e também estão sendo planejadas para os próximos meses apresentações culturais com as crianças.

Espaço USP Integração & Memória

A exposição Crianças na Universidade! ficará em cartaz até o dia 3 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os interessados devem agendar a visita pelo e-mail espaco.memoria.usp@gmail.com

O Espaço USP Integração & Memória foi inaugurado em julho deste ano com uma exposição fotográfica sobre a história da construção da Torre do Relógio, um dos principais símbolos da Universidade. Além de exposições, o espaço também está disponível para a promoção de debates e colóquios que permitam a integração entre as Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento – e os órgãos da Administração Central.