Ex-alunos falam sobre suas experiências profissionais em evento do Escritório Alumni USP

A primeira edição do “Alumni USP Talks” reuniu egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito e da Escola Politécnica

20/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 21/09/2022 as 17:17
(Da esq. p/ dir.) Evandro Gussi, presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica); a jornalista Roxane Ré; e Martina Müller, que trabalha com cooperação para o desenvolvimento sustentável no Secretariado da Organização das Nações Unidas (ONU) na primeira edição do Alumni USP Talks – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O Escritório Alumni USP promoveu, no dia 19 de setembro, no anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus de São Paulo, a primeira edição do Alumni USP Talks, um espaço inédito para os egressos diplomados pela USP terem a oportunidade de falar sobre suas trajetórias profissionais, suas contribuições para a sociedade e sobre a importância da formação recebida na Universidade para a comunidade acadêmica.

O evento teve como convidados ex-alunos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Direito (FD) e da Escola Politécnica (Poli): Martina Müller, que trabalha com cooperação para o desenvolvimento sustentável no Secretariado da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York; Evandro Gussi, presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica); João Paulo Brotto Gonçalves Ferreira, CEO para a América Latina da Natura & Co Holding; e André Felicíssimo, presidente da P&G. A mediação do bate-papo foi feita pela jornalista e apresentadora do programa Jornal da USP no Ar da Rádio USP, Roxane Ré.

Na abertura do encontro, a coordenadora do Escritório e professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Maria Helena Palucci Marziale, destacou que o acompanhamento da vida profissional dos egressos é importante para a criação de uma rede sólida de contatos e para reforçar os laços dos ex-alunos com a Universidade. A ideia é, segundo ela, que o evento seja promovido anualmente.

+ Mais

Alumni USP vai premiar os egressos que se destacam em diferentes áreas profissionais

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior afirmou que uma das prioridades de sua gestão é ampliar o contato da instituição com a sociedade e que o Escritório Alumni USP e, em especial, iniciativas como o Alumni USP Talks têm papel central nesse projeto. “Gostaria de chamar a atenção para dois aspectos. O primeiro deles está relacionado à importância de que os egressos transmitam suas experiências pessoais sobre o que a USP representa em suas carreiras para os novos estudantes. E o segundo diz respeito à colaboração que eles podem dar para a melhoria dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade”, considerou.

O Programa Alumni USP foi criado em 2018, com a finalidade de estabelecer uma rede de contatos voltada aos antigos alunos da USP. O programa é de responsabilidade do Escritório Alumni USP, que conta com um Conselho Executivo formado por docentes indicados pela Reitoria, pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, um representante da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e um representante da categoria de ex-alunos que faça parte do Conselho Universitário.

Dentre as suas responsabilidades, o programa coordena a plataforma Alumni USP, que possibilita o cadastramento dos ex-alunos e a coleta de informações dos egressos e lhes oferece oportunidades como o e-mail alumni.usp, acesso aos recursos da Universidade, conexão com outros alunos, vantagens e anúncios de vagas de emprego, educação continuada, entre outras.

Assista, a seguir, à íntegra do evento.