Evento reúne novos docentes para discutir carreira na Universidade

A reunião virtual foi promovida pela Comissão Especial de Regimes de Trabalho e integra o Programa de Recepção dos Novos Docentes

15/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 17/07/2020 as 17:00
Imagem: Erika Yamamoto/Assessoria de Imprensa da USP

Na manhã desta terça-feira, dia 14 de julho, a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert) promoveu um evento virtual que reuniu os docentes que ingressaram na Universidade a partir de 2017.

“Em agosto, eu completo 45 anos de atividade docente na USP e posso dizer que esta é uma carreira entusiasmante, competitiva, dinâmica e autocontrolada. Aliás, uma dificuldade que encontramos é exatamente a falta de orientação, de avaliação, pois somos nós mesmos que definimos a velocidade e o rumo da nossa trajetória na Universidade. Por isso é importante manter sempre a discussão com colegas e trocar experiências”, afirmou o reitor Vahan Agopyan na abertura do evento.

Osvaldo Novais de Oliveira Jr. – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O presidente da Cert, Osvaldo Novais de Oliveira Jr., explicou um pouco o papel e os procedimentos da comissão e esclareceu dúvidas sobre a carreira, a avaliação e o estágio probatório.

“Esse evento é uma grande oportunidade de aprendizado para mim – e acredito que também para muitos dos que participaram – sobre os anseios de nossos jovens docentes, que são o futuro da USP. Tenho a expectativa de que seja possível dar seguimento a algumas das sugestões apresentadas, para que possamos aprimorar nosso trabalho na Cert e ampliar ainda mais a contribuição da USP para a sociedade”, ressaltou Oliveira.

Estágio probatório

De acordo com o Estatuto do Docente da USP, o professor que trabalha em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP) poderá realizar atividades simultâneas, relacionadas a seu cargo, “visando à disseminação de conhecimentos à sociedade ou à colaboração com a Universidade, desde que não prejudique o desempenho regular da função e observadas as condições definidas na resolução que regulamenta o assunto”.

O estágio probatório se refere aos três anos iniciais de trabalho do professor após sua contratação. Ao término do segundo ano do exercício, o docente deverá apresentar um relatório das atividades desenvolvidas nesse período.