Evento apresenta oportunidades para alunos de pós-graduação na França

Primeira edição do USP France 2021 Meeting teve como objetivo apresentar as oportunidades de estudo e de pesquisa aos estudantes de Mestrado e Doutorado da Universidade

28/10/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/11/2021 as 16:36
A coordenadora de comunicação e eventos do Campus France Brasil, Mariana Isagawa, falou sobre o doutorado em cotutela – Foto: Reprodução

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação promoveu, nos dias 26 e 27 de outubro, o USP France 2021 Meeting, que teve como objetivo apresentar as oportunidades de estudo e de pesquisa aos estudantes de Mestrado e Doutorado da Universidade.

Durante o encontro, os participantes conheceram um pouco mais sobre a legislação francesa sobre doutorado sanduíche e em cotutela, a estratégia internacional da USP e na pós-graduação com a França, as áreas de colaboração entre os pesquisadores da USP e das universidades francesas em nível mundial, como a Plataforma Científica Pasteur USP, além poderem conversar virtualmente com outros alunos e pesquisadores que desenvolveram ou ainda desenvolvem estudos naquele país.

Um das parcerias mais sólidas mantidas pela USP com instituições francesas é o convênio  com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), renovado ano passado e que já dura 27 anos.

Criado em 1994, o Programa USP-Cofecub estabelece a colaboração acadêmica entre a Universidade e o Comitê francês. O objetivo do programa é fomentar e desenvolver a cooperação por meio de intercâmbio de pesquisadores, realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França, troca de informações entre as duas comunidades científicas e formação de jovens pesquisadores.

Pelo lado francês, o programa é financiado pelos Ministérios das Relações Exteriores e de Educação daquele país e coordenado pelo Cofecub. Pelo lado brasileiro, o programa é financiado e coordenado pela USP, e executado pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa.

A abertura do evento contou com a presença do cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil; do reitor da USP, Vahan Agopyan; do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho; e do presidente da Aucani, Valmor Tricoli.

“Este evento é um reflexo dos laços estreitos e duradouros que unem a USP às universidades e aos institutos de pesquisa franceses. A USP está ligada à França desde o seu nascimento, com a missão francesa liderada por George Dumas, em 1935, para inaugurar as atividades docentes na Universidade. O que nos une é o presente e o futuro da cooperação entre a França e a USP”, afirmou o cônsul.

O reitor da USP também destacou a relevância que as missões francesas tiveram para o desenvolvimento do ensino superior no Brasil e na criação da Universidade, além de falar sobre a importância da internacionalização na formação dos estudantes. “É muito importante que o aluno tenha uma visão ampla do mundo globalizado. Todo o esforço da USP com essas parcerias – a França é uma das principais delas – é para formar melhores profissionais, aptos para viverem em um ambiente globalizado, que respeitem as características e a diversidade dos povos e, dessa forma, sejam melhores cidadãos”, disse.

Assista, a seguir, à íntegra da programação do encontro nos dias 26 e 27 de outubro.