Estudantes marcam presença no retorno da feira de profissões ao campus da USP

O evento é gratuito e recebe até sábado estudantes do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares que buscam conhecer melhor as oportunidades e os cursos oferecidos pela USP

01/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 06/09/2022 as 8:10
Clique no player para conferir o primeiro dia do evento

.
Começou nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, a Feira USP e as Profissões 2022. A Feira é uma oportunidade para estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios obterem informações sobre as formas de ingresso, as oportunidades e os cursos oferecidos pela Universidade. Para participar, basta comparecer nesta sexta ou sábado, das 9 às 17 horas, ao campus da USP no bairro do Butantã, em São Paulo, com o comprovante de vacinação contra a covid-19.

“Anualmente, oferecemos 11 mil vagas de graduação, sendo que metade dessas vagas são para alunos de escolas públicas e, dentro desse grupo, 37% são para alunos pretos, pardos e indígenas. Isso significa que temos uma diversidade muito grande aqui, e trabalhamos para que nossos alunos também tenham condições de permanência e a sensação de pertencimento necessárias para que eles possam exercer as suas atividades. A USP é forjada por pessoas que sempre estão querendo novos desafios, novos níveis de excelência, e para isso precisamos ter os melhores alunos”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na abertura da Feira.

Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, “a Feira USP e as Profissões é uma importante atividade de extensão, que aproxima a sociedade da USP. Neste ano, esperamos ter a participação de mais de 70 mil pessoas, inclusive com estudantes de vários Estados brasileiros”.

Após dois anos sendo realizada no formato virtual, a 16ª edição da Feira marca o retorno das atividades presenciais e também o retorno à Cidade Universitária, já que desde 2014 o evento era realizado no Parque Cientec. Entretanto, aproveitando a experiência adquirida na versão on-line da Feira, parte do conteúdo também está sendo oferecida pela internet por meio de transmissões ao vivo pelo YouTube, salas de bate-papo e chat.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.

A Feira reúne estandes que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos pela USP, as profissões, mercado de trabalho, formação acadêmica, conteúdos programáticos, vida universitária e as especializações. Também serão fornecidas orientações a respeito das formas de ingresso na Universidade e dos programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil.

“Esse é um dia de muita alegria para a Pró-Reitoria de Graduação, que tem a oportunidade de mostrar a cada um dos candidatos e candidatas o que a USP poderá oferecer como experiência transformadora de vida, de formação técnica e profissional, e também na formação de cidadãos que tenham compromisso ético e responsabilidade social”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

A programação também inclui atividades como a Oficina de Orientação Vocacional, o Show de Física, sessões gratuitas de cinema, apresentações musicais, atividades esportivas e salas de bate-papo.

A Feira USP e as Profissões acontece até sábado, dia 3 de setembro, das 9h às 17h, na Cidade Universitária.

USP e as Profissões

A Feira USP e as Profissões é uma iniciativa do Programa USP e as Profissões, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). O programa é destinado a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular e fornece informações importantes para a escolha da carreira profissional de forma mais consciente.

+ Mais

Feira de Profissões da USP começa nesta quinta; veja como participar

Além da Feira, o programa também realiza visitas monitoradas às unidades de ensino da USP ao longo do ano.

De acordo com o Anuário Estatístico 2021, a USP oferece 184 cursos de graduação, 439 programas de mestrado e 405 de doutorado, na capital e no interior do Estado. Ao todo, a Universidade tem cerca de 90 mil alunos matriculados, sendo 60.817 nos cursos de graduação e 29.454 na pós-graduação.