Estudantes do Chile fazem intercâmbio de uma semana na USP

A vinda de 10 estudantes chilenos para conhecer a Universidade é resultado de uma parceria da USP com universidades da América Latina para promover uma internacionalização com inclusão

 04/12/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 12/12/2024 às 15:15

Texto: Erika Yamamoto

Arte: Simone Gomes

Os estudantes passaram uma semana na USP realizando diversas atividades culturais e acadêmicas - Foto: Divulgação

Leia este conteúdo em InglêsNa semana passada, entre 25 e 29 de novembro, a USP recebeu a visita de uma comitiva de 10 estudantes da Universidade do Chile (UChile), acompanhados do seu coordenador-geral de Relações Internacionais, Osvaldo Guzmán Núñez. Além de conhecer as instalações da USP, o propósito da visita foi proporcionar aos estudantes uma experiência internacional e a oportunidade de participar de atividades acadêmicas e culturais.

A iniciativa é uma parceria da USP com a UChile, na qual cada uma das instituições seleciona estudantes para visitar outras universidades da América Latina. No caso da USP, para participar, os estudantes precisam ter realizado todo o ensino médio em escolas públicas; já a Universidade do Chile selecionou apenas os estudantes bolsistas.

A vinda dos estudantes da Universidade do Chile no âmbito do Programa Internacionalização com Inclusão estreita ainda mais os laços entre as duas instituições. Este programa coloca a cooperação Sul-Sul como tema central na agenda de internacionalização da USP”, ressalta o diretor de Mobilidade Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Paulo Henrique Braz da Silva.

Os estudantes foram recebidos na segunda-feira, dia 25 de novembro, na Reitoria, onde conheceram as políticas que estão sendo desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP). Os estudantes chilenos também tiveram a oportunidade de conhecer os colegas brasileiros que já visitaram a UChile neste ano e aqueles que visitarão o Chile em 2025.

No decorrer da semana, os visitantes participaram de atividades acadêmicas e culturais, tanto nas Unidades da Cidade Universitária quanto na Faculdade de Direito, no Museu do Ipiranga e no Museu de Arte Contemporânea.

Para a estudante de jornalismo Olívia Hernandez, “foi uma oportunidade incrível de conhecer outra cultura, além dos aspectos educacionais e acadêmicos muito interessantes. Sem dúvida, uma experiência inesquecível que me deixa muito sobre o que refletir. Sou muito grata à USP e à Universidade do Chile pela experiência”.

Os estudantes conheceram várias unidades e museus da USP, como o Museu do Ipiranga e o Instituto de Ciências Biomédicas  – Fotos: Divulgação

Internacionalização com Inclusão

O intercâmbio de estudantes latino-americanos para a USP e de estudantes brasileiros visitando universidades de países vizinhos faz parte do Programa Internacionalização com Inclusão, uma iniciativa da PRIP e da Aucani para apoiar a produção de conhecimento e desenvolver pesquisas conectadas às temáticas de inclusão, diversidade e equidade no ensino superior.

Em setembro, na segunda edição do programa, a PRIP selecionou 16 estudantes de graduação da USP que realizaram todo o ensino médio em escolas públicas para fazer um intercâmbio de 30 dias em uma universidade latino-americana, desenvolvendo estudos e atividades acadêmicas relacionados a temas como diversidade, equidade, saúde mental, inclusão e ensino superior.

Segundo o presidente da Aucani, Sergio Proença, “para além de cumprir uma etapa importante do programa de intercâmbio acadêmico liderado pela PRIP, em um sentido mais amplo, a visita dos estudantes chilenos faz parte de um conjunto de ações relacionadas à política de internacionalização da USP voltada à cooperação acadêmica com universidades da América Latina”.

Os estudantes puderam escolher entre quatro destinos: Universidad de Chile (Chile), Universidad Nacional Autónoma de México (México), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru).

Em 2024, na primeira edição do programa, 35 estudantes de graduação da USP realizaram o intercâmbio em universidades latino-americanas. Em 2025, mais 16 estudantes de graduação terão a oportunidade de conhecer outras universidades.

Além das bolsas para estudantes de graduação, o Programa Internacionalização com Inclusão também oferece oportunidades de intercâmbio exclusivas para alunas de pós-graduação.

Em sua segunda edição, o Edital Mulheres na Pós-Graduação Cooperação Sul-Sul concedeu 14 bolsas, no valor de R$ 20 mil cada, para mestrandas e doutorandas desenvolverem atividades acadêmicas e de pesquisa em temas como direitos humanos, igualdade de gênero, permanência estudantil, pertencimento, relações raciais e saúde mental. Os destinos preferenciais são universidades da África, América Latina e Ásia, e o intercâmbio será realizado em 2025.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.