Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto completa 10 anos

A EEFERP é a mais nova Unidade de Ensino e Pesquisa da USP e já se consolidou como referência da área na região

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=293512
O reitor (ao centro) destacou a atuação da Escola nas atividades de integração desenvolvidas junto aos estudantes – Foto: Vladimir Tasca / SCS Campus Ribeirão Preto

No dia 10 de dezembro, uma cerimônia marcou o encerramento das comemorações dos 10 anos da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). O evento contou com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan; da ex-reitora da Universidade, Suely Vilela; do diretor da Escola, Cristiano Roque Antunes Barreira; do vice-diretor da EEFERP, Marcelo Papoti; e da prefeita do Campus de Ribeirão Preto, Claudia Souza Passador.

As atividades comemorativas da primeira década da Escola tiveram início em fevereiro deste ano, com a celebração de um culto ecumênico para recepcionar os novos alunos. Também foi oferecido um curso de formação a professores de educação física das escolas públicas da região. Em novembro, a história da criação da EEFERP foi resgatada em palestra da ex-reitora Suely Vilela e do primeiro diretor da Escola, Valdir José Barbanti.

+ Mais

Escola de Educação Física de Ribeirão Preto comemora dez anos de atuação social

“Esta é uma Unidade coesa, que está bem consolidada e, o mais importante, é uma Escola que está inserida na sociedade. Isso é imprescindível para a sobrevivência das universidades de pesquisa. É importante que a sociedade compreenda o que fazemos. Somos responsáveis pelo desenvolvimento social. Somos molas propulsoras das comunidades”, destacou o reitor Vahan Agopyan.

Outro ponto ressaltado pelo reitor foi a atuação da Escola nas atividades de integração desenvolvidas junto aos estudantes e na colaboração na disciplina Esporte na Graduação: da Teoria à Prática, oferecida pela Pró-Reitoria de Graduação.

+ Mais

USP investirá em laboratórios que estudem o esporte

“O balanço dos dez anos de existência da Escola não poderia ser melhor. Pode-se dizer que a EEFERP já transformou a face da área na sociedade ribeirão-pretana e na região. É uma Unidade antenada à realidade. Seus projetos de extensão, por exemplo, atendem atualmente mais de mil pessoas em programas de esporte e de exercício para as mais variadas faixas etárias e condições de saúde, tudo isso feito de forma integrada à pesquisa científica”, afirmou o diretor Cristiano Roque Antunes Barreira.

Em 10 anos, a EEFERP formou 327 profissionais de educação física, 78 especialistas, 24 mestres, 4 pós-doutorados. Atualmente, conta com 272 alunos de graduação, 55 mestrandos, dois pós-doutorandos, 17 professores e 42 servidores técnicos e administrativos.

Fachada da EEFERP – Foto: Divulgação

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.