Escola de Aplicação da USP inicia ano letivo com contratação de 19 novos professores

Na cerimônia de recepção aos novos docentes, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior reforçou o compromisso de tornar a Escola de Aplicação um modelo para a educação pública

02/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 27/02/2023 as 16:42
Equipe da Escola de Aplicação recebe seus novos 19 docentes no início do ano letivo de 2023 – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE) da USP celebrou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o início do ano letivo de 2023 com a recepção de 19 novos professores. A cerimônia contou com a presença do reitor da Universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior; do pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado; da diretora da Faculdade de Educação (FE), Carlota Boto; e da diretora da Escola de Aplicação, Vivian Batista da Silva.

Um concurso público realizado pela Fuvest no final do ano passado, que teve cerca de 3.600 inscritos, selecionou novos professores de ensino fundamental e médio com o objetivo de renovar o quadro docente da instituição. Ao todo, foram 19 docentes contratados nas áreas de Pedagogia, Biologia, Química, Artes Visuais, Música, Sociologia, Educação Especial, Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física, Geografia e História.

“O concurso foi arquitetado de modo a destacar uma dupla dimensão da docência: o professor tanto em sua dimensão individual quanto em sua dimensão coletiva”, explicou a diretora da escola. “Foi um desafio realizar um concurso dessa complexidade, com três fases impecavelmente executadas em tão pouco tempo”, afirmou, agradecendo à administração universitária e a todos os envolvidos na seleção dos inscritos.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, reforçou o compromisso de tornar a Escola de Aplicação um modelo para a educação pública e desejou boas-vindas aos novos professores: “Que vocês se dediquem ao máximo e rapidamente se integrem à filosofia da escola, e que nós possamos ter o melhor aprendizado possível para os nossos alunos”.

Abertura do ano letivo

O evento de início de mais um ano de aulas na Escola de Aplicação foi realizado no auditório da FE e contou com transmissão ao vivo pelo canal da faculdade. Na abertura, foi apresentada uma coletânea de vídeos sobre o pouco mais de meio século de história da escola.

Vivian elencou os pilares nos quais o trabalho está assentado: a vida democrática, o respeito e valorização das diferenças e a aposta constante nas aprendizagens. “Somos uma escola que, inserida em uma universidade, é também lugar de novos professores, lugar de estudos e experiências que colaboram para compreender o trabalho docente e inspirar outras escolas”, explicou.

[A partir da esquerda] A diretora da Faculdade de Educação, Carlota Boto; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado; e a diretora da Escola de Aplicação, Vivian Batista da Silva – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado, definiu a escola como “uma das joias da Universidade” e “uma das relações mais íntimas entre a USP, a sociedade e as comunidades universitárias e do entorno do campus do Butantã”. Além de reafirmar o apoio da Pró-Reitoria à instituição, Segurado também expressou o entusiasmo em receber os contratados para recompor o quadro docente: “Posso ver [a alegria] nos olhares de todos que estão à minha frente, que, certamente, iluminarão os caminhos da Escola de Aplicação pelos próximos anos”, concluiu.

Carlotti, em seu discurso, destacou a vontade da atual gestão reitoral de valorizar e aperfeiçoar as licenciaturas e citou a escolha do professor Marcos Neira, ex-diretor da FE, que atualmente ocupa o cargo de pró-reitor adjunto de Graduação, como um sinalizador desse objetivo. O reitor comentou também sobre a proposta da Secretaria Estadual de Educação de oferecer bolsas para os estudantes das licenciaturas, que está em negociação, e expressou o desejo de que os atuais alunos da escola se tornem os futuros alunos de graduação da USP.

A Escola de Aplicação oferece os cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio a filhos de servidores e funcionários da USP e também a interessados da comunidade externa, além de oferecer estágios curriculares. As vagas para a escola são distribuídas por meio de sorteio.

Assista, a seguir, à integra da cerimônia.