Em sua 3ª edição, Museu do Ipiranga em Festa promove dez horas de atividades

Na ocasião também será anunciada a empresa vencedora da concorrência para fazer a reforma do edifício-monumento

28/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 30/08/2019 as 12:25
Ilustração: Juliana Russo

.

A USP e o Sesc Ipiranga promovem, no próximo dia 7 de setembro, a terceira edição do evento Museu do Ipiranga em Festa. Nesse dia, que marca as comemorações da Independência do Brasil, serão promovidas dez horas ininterruptas de programação gratuita, com dezenas de atividades artísticas e culturais destinadas a todas as idades.

Apresentações de circo, intervenções, performances e cortejos integram a rede de atividades, que também inclui visitas educativas e dois concertos de música clássica com a Orquestra Jazz Sinfônica, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e o CoralUSP.

+ Mais

Com novos patrocínios, Museu do Ipiranga soma R$ 160 milhões para reforma

A programação, norteada pela reflexão sobre a falta de representatividade de alguns grupos nas narrativas históricas oficiais, valoriza a diversidade cultural do País por meio da presença de artistas que celebram a cultura popular e tratam de temas da atualidade, como presença feminina e periférica. Clique aqui e acesse a relação de atividades programadas para o dia 7.

O evento celebra também um importante marco no processo de renovação do museu. Na ocasião, será anunciada a construtora ganhadora da concorrência para fazer a reforma do edifício-monumento. O início das obras deve ocorrer no mês de outubro, com duração prevista de 30 meses. A reinauguração está programada para 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

“Com a parceria com o governo do Estado e com as empresas patrocinadoras do projeto, estamos empenhados em devolver para a visitação pública uma parte da história brasileira, a memória viva de nosso país. Devolveremos à sociedade um novo museu, dinâmico, moderno e acessível”, afirma o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Parceria entre Sesc e USP

Desde 2017, o Sesc Ipiranga e o Museu Paulista vêm desenvolvendo ações conjuntas para ativar os espaços do museu e contribuir para a reflexão sobre o apagamento de grupos e narrativas pela história hegemônica, além de permitir a expansão das atividades para além dos muros institucionais, unindo diferentes conhecimentos e experiências para promover arte, cultura, patrimônio e memória.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, a terceira edição do Museu do Ipiranga em Festa é mais uma oportunidade para fortalecer a parceria entre Sesc e USP. “Apresentar essa intensa programação, que contempla a pluralidade de vozes e a diversidade cultural do País, no Parque da Independência, cuja importância simbólica se reflete no imaginário dos brasileiros, reafirma o nosso compromisso de envolver a comunidade na vida da cidade e promover cidadania.”

O reitor Vahan Agopyan comemora mais um ano dessa parceria, que tem se consolidado como uma importante ferramenta da interação da Universidade com a sociedade. “USP e Sesc se unem, mais uma vez, para levar à população de São Paulo uma programação de qualidade e celebrar mais uma etapa no processo de reconstrução do nosso museu”, destaca.

Sobre o Museu Paulista e o restauro

O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da história do Brasil e paulista. Em 1963, o museu foi integrado à Universidade de São Paulo e tornou-se uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da história.

Em 2013, o edifício-monumento foi fechado à visitação. As coleções do acervo e os laboratórios foram transferidos para imóveis alugados e especialmente adaptados para esse fim.

Além da adequação às normativas atuais de infraestrutura, acessibilidade, segurança e sustentabilidade, com a reforma, o edifício será ampliado em 4 mil metros quadrados. A nova área proporcionará a melhoria dos acessos e fluxos, acolhimento do público e novas facilidades, como área de exposições temporárias, auditório, salas para ações educativas, café e loja.

Na primeira edição do Museu do Ipiranga em Festa, em 2017, a USP lançou o concurso arquitetônico para o projeto de restauração e renovação do edifício-monumento e, em maio de 2018, o escritório vencedor começou a desenvolver o projeto executivo da reforma.

Como será o museu restaurado

Clique nas imagens para ampliar (Divulgação/Museu Paulista)

.

Área externa do edifício-monumento: situação atual