Em comunicado, ministra da Saúde lamenta morte do professor Erney Plessmann

Nísia Trindade destaca contribuição do amigo para a “agenda de uma ciência engajada com os desafios democráticos de nosso tempo”

 04/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 06/03/2023 as 18:33

Este é um dia muito triste para mim, pois perdi um amigo querido. Erney Camargo será sempre uma referência de cientista brilhante, comprometido com a democracia, o desenvolvimento institucional na área de ciência e tecnologia e a educação.

Ele era alguém que pensava grande e de uma generosidade ímpar com as gerações mais jovens. Fazia parte de uma geração que sonhou com um Brasil mais inclusivo e tentou construí-lo. Na impossibilidade de comparecer ao velório , quero registrar aqui meus sentimentos e solidariedade à comunidade da USP, aos familiares e amigos de Erney.

Há um ano, idealizávamos uma viagem Fiocruz-USP a Rondonia e hoje senti também saudade desse projeto, que deve ser realizado em breve e, a meu ver, será, além da importância científica e e estratégica para o país, um sinal da permanência do mestre.

Em janeiro, pude visitá-la e participar, já na condição de ministra da Saúde, de reunião com Erney e o Conselho da Fundação Conrado Wessel. Que alegria em nosso encontro! Amigo é coisa pra se guardar e Erney já está bem guardado. O cientista que tanto contribuiu para a agenda de uma ciência engajada com os desafios democráticos de nosso tempo também estará sempre inspirando nossos ações. Erney presente!


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.