Em conferência com Angel Gurría, USP e OCDE iniciam aproximação para intercâmbio de conhecimentos

À frente da OCDE desde 2006, Gurría deixará a organização no final de maio e, ainda este ano, se tornará pesquisador no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

 03/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/05/2021 as 8:44

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, será o conferencista principal no evento on-line OCDE e USP: Reconfigurando o mundo a partir do conhecimento, que acontece no dia 6 de maio, das 13h às 14h30. O encontro marcará o início de uma aproximação formal entre o organismo internacional e a Universidade. A transmissão acontecerá pelo site do IEA.

Também participarão do evento o embaixador Carlos Márcio Cozendey, representante do Brasil perante a OCDE; o reitor da USP, Vahan Agopyan; o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski; e o pesquisador do IEA, Alberto Pfeifer, coordenador geral do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (GACInt) junto ao Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

À frente da OCDE desde 2006, Gurría deixará a organização no final de maio e, ainda neste ano, se tornará pesquisador no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Nesta conferência, ele fará uma reflexão sobre os caminhos possíveis para uma sociedade global impactada por processos transformacionais de escala planetária, como a pandemia da covid-19, as mudanças climáticas e o uso de tecnologias da informação.

“No ensejo da trajetória de acessão do Brasil, o evento inicia a sistematização do relacionamento entre USP e OCDE, com vistas a compreender o funcionamento da organização e facilitar o acesso às metodologias e recursos disponíveis”, avalia Pfeifer. Segundo ele, a aproximação formal também irá propiciar oportunidades de intercâmbios entre os especialistas da OCDE e a sociedade brasileira em geral e a comunidade USP, em particular.

(Com informações da Divisão de Comunicação do IEA)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.