Duas chapas irão concorrer às eleições de reitor e de vice-reitor da USP

A nova gestão da Universidade terá início no próximo dia 25 de janeiro de 2022, com mandato de quatro anos

14/10/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 25/11/2021 as 9:32

Duas chapas se inscreveram para concorrer às eleições de reitor e de vice-reitor da USP, que serão realizadas no próximo dia 25 de novembro. As informações foram divulgadas pela Secretaria Geral da Universidade, no dia 14 de outubro.

As chapas, formadas por professores titulares da Universidade e cujas inscrições foram deferidas pela Comissão Eleitoral, são as seguintes (listadas por ordem de inscrição):

• Chapa “USP Viva” – Carlos Gilberto Carlotti Junior (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), candidato a reitor – e Maria Arminda do Nascimento Arruda (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), candidata a vice-reitora
  • Chapa “Somos todos USP” – Antonio Carlos Hernandes (Instituto de Física de São Carlos), candidato a reitor – e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (Faculdade de Odontologia de Bauru), candidata a vice-reitora

No ato da inscrição, os candidatos se desincompatibilizaram das funções de chefia ou direção exercidas.

A eleição será realizada em turno único, no dia 25 de novembro, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos. A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados. O resultado será divulgado no mesmo dia, a partir das 20h.

+ Mais

Observadores externos vão acompanhar processo de eleição dos novos reitor e vice-reitor

Uma das novidades do processo é a constituição de uma comissão formada por observadores externos à Universidade, sendo três titulares e um suplente, com a incumbência de acompanhar o sistema eletrônico de votação e totalização de votos.

Está prevista a realização de um debate virtual entre os candidatos no dia 9 de novembro, que será organizado pela Comissão Eleitoral. No dia 18 de novembro, será promovida a consulta à comunidade, de forma eletrônica, das 9h às 18h. A consulta à comunidade terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição. O resultado da consulta será divulgado no mesmo dia, com os resultados obtidos em cada uma das categorias – alunos de graduação e pós-graduação, docentes e servidores técnicos e administrativos.

O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado a partir da lista composta pelas chapas mais votadas. A nova gestão da Universidade terá início no próximo dia 25 de janeiro de 2022, com mandato de quatro anos.