Novo diretor do Cebimar assume com compromisso de manter a excelência

A cerimônia de posse foi realizada no dia 24 de agosto e contou com a presença de dirigentes e pesquisadores

27/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 14:11
O Cebimar é um instituto especializado da USP localizado na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em uma cerimônia que lotou o auditório do Centro de Biologia Marinha (Cebimar), Augusto Alberto Valero Flores e André Carrara Morandini tomaram posse como os novos diretor e vice-diretor, respectivamente, do instituto especializado.

“É por ocasião da posse de um novo diretor que as unidades têm a oportunidade de discutir e avaliar o que foi feito, pensar no seu futuro e propor ações para alcançar seus objetivos. É um momento de renovação das esperanças, dos sonhos, das nossas ambições. Apesar das condições incertas do nosso País, não podemos deixar de buscar o que queremos, e é nesse ambiente que a criatividade se torna fundamental. Os obstáculos são desafios a serem vencidos com a força de vontade e o trabalho em equipe de todos nós”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

Em seu discurso de posse, Flores ressaltou que “o Cebimar é uma pérola da USP e o sonho de carreira de muitos. Por esse motivo, é uma grande responsabilidade garantir que a instituição permaneça assim e que, com o apoio de todos e uma pitada de sorte, torne-se um lugar ainda melhor”.

“A Universidade, claro está, não é um mundo à parte, mas o reflexo de nossa sociedade. Os últimos anos têm sido marcados por turbulências políticas e até, em certa medida, sociais, o que tem gerado incertezas quanto à capacidade da USP de manter sua reconhecida excelência em seus três pilares de sustentação: a pesquisa, o ensino e a extensão universitária. Contudo, a USP e o Cebimar já passaram por experiências graves ou piores e mesmo assim prevaleceram. Continuamos sendo uma instituição de referência na América do Sul e no mundo e saberemos tirar o melhor proveito de um próximo ciclo de crescimento – e de uma maneira mais eficiente”, reforçou o novo diretor.

A cerimônia contou com a participação do vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; do superintendente de Relações Institucionais, Ignácio Maria Poveda Velasco; do secretário-geral Pedro Vitoriano de Oliveira; do coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin) e ex-diretor do Cebimar, Antonio Carlos Marques; do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto; além de pesquisadores, políticos e representantes das entidades de pesquisa parceiras.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Quem são

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Augusto Alberto Valero Flores é doutor em Ecologia e Biossistemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2001). Atua na área de ecologia larval de invertebrados marinhos, com ênfase em mecanismos de transporte pelágico e conectividade; ecologia de comunidades de costões rochosos; ecologia populacional; e biologia do desenvolvimento de crustáceos decápodes.

André Carrara Morandini é docente do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB). Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP e realizou o pós-doutorado em 2003-2006, com revisão e filogenia de medusas do gênero Chrysaora. Atuou como professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é professor da USP desde 2009. Tem experiência na área de zoologia de invertebrados, com ênfase em biologia e sistemática de medusas Scyphozoa e Cubozoa, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo de vida, reprodução, Medusozoa, Rhopaliophora, Cnidaria, medusas e águas-vivas.