Departamento Jurídico XI de Agosto ganha novas instalações

Entidade é composta e gerida por estudantes da Faculdade de Direito (FD) da USP e presta assistência jurídica à população carente

05/11/2018 - Publicado há 5 anos
A otimização e integração dos espaços foram uma das etapas do projeto de reforma financiado pelo Rotary Club; em 2019, o Departamento Jurídico XI de Agosto comemora 100 anos de existência – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foram inauguradas, no dia 1º de novembro, as novas instalações do Departamento Jurídico XI de Agosto, entidade estudantil sem fins lucrativos, composta e gerida por estudantes da Faculdade de Direito (FD) da USP, que presta assistência jurídica à população com necessidades socioeconômicas.

A reforma foi custeada por meio de um programa do Rotary Club, com investimentos da ordem de US$ 31 mil. Com esses recursos, foram feitas a otimização e integração dos espaços, a aquisição de novos equipamentos digitais, a renovação da mobília e a redisposição dos ambientes.

Criado em 1919, o Departamento Jurídico conta com o trabalho de cerca de 300 estudantes do 1º ao 5º ano do curso de graduação da FD, 13 advogados orientadores e 20 advogados colaboradores.

Além de atuar em mais de quatro mil processos judiciais, atende a cerca de 120 orientações jurídicas por mês para a população com renda familiar de até três salários mínimos. O atendimento é realizado por meio de orientações jurídicas gratuitas, prestadas diariamente na sede da instituição, localizada próximo ao Fórum João Mendes, em São Paulo.

O departamento atende a cerca de 120 orientações jurídicas por mês para a população com renda familiar de até três salários mínimos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Cidadãos e líderes

A cerimônia que marcou a inauguração dos novos espaços foi ciceroneada pelos diretores do Departamento Jurídico e estudantes da FD, Beatriz Giandas, Davi Esposito e Daniella Alencar, que fizeram a apresentação do projeto da reforma.

O diretor da Faculdade, Floriano Peixoto de Azevedo Marques, destacou as funções social, educativa e de extensão do departamento. “Aqui, não se aprende apenas o Direito na prática, mas se aprende a prática do melhor Direito e isso é relevante. O que há 100 anos esses estagiários fazem eu poderia resumir como heroísmo diário”, afirmou o diretor.

Para o reitor da USP, Vahan Agopyan, “a Universidade tem a necessidade de se apresentar para a sociedade e este é um bom exemplo. Além disso, a USP tem a obrigação de formar excelentes cidadãos e líderes para o desenvolvimento do País e isso você não faz apenas na sala de aula”. O reitor também agradeceu aos membros do Rotary presentes por “confiarem, apoiarem e valorizarem o trabalho desses jovens”.

Participaram do evento a representante do Rotary E-Club da América Latina, Maria Aparecida Pereira; o presidente do Rotary Club de São Paulo Leste, Edson Machado Filgueiras; o governador do Distrito 4430 do Rotary International, Dante Galvanese Amato Filho; entre outros representantes da entidade.

O reitor da USP, Vahan Agopyan (ao centro, de gravata listrada) e o diretor da Faculdade de Direito, Floriano Peixoto de Azevedo Marques (de gravata azul), entre os representantes do Rotary Club e os membros da Diretoria do Departamento Jurídico XI de Agosto – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens