Curso de Atualização sobre Métricas de Desempenho Acadêmico forma primeira turma

02/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 08/12/2020 as 11:22
Mais de 80 alunos de instituições de vários Estados brasileiros concluíram o curso – Foto: Reprodução

O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou, no dia 2 de dezembro, da cerimônia virtual de encerramento e entrega dos certificados dos mais de 80 alunos da primeira turma do curso de Atualização sobre Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais. O curso faz parte do projeto Metricas.edu, liderado pelo ex-reitor da Universidade e professor sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Jacques Marcovitch.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e conta com a parceria do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo. Tem como objetivo discutir a performance acadêmica e o impacto social das universidades estaduais públicas paulistas, além de estudar e analisar criticamente os indicadores de desempenho institucional e acadêmico nas comparações nacionais e internacionais.

A cerimônia de entrega de certificados faz parte da quinta edição do workshop Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, cuja programação se estende até a próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro.  Os concluintes são docentes, pesquisadores e servidores técnicos e administrativos de instituições públicas e privadas de vários Estados brasileiros.

“Aprendemos que a gestão de uma instituição de ensino deve ter uma avaliação contínua e constante para seu aprimoramento e qualidade. No fim da década de 80, na gestão do professor José Goldemberg [reitor da USP no período de 1986 a 1990], tivemos nossa primeira avaliação interna, que teve repercussões negativas, mas que comprovou a necessidade de se compreender melhor e ter métricas mais robustas para essa avaliação. É importante começarmos a entender as métricas de maneira mais proativa e discutir esses temas de forma menos empírica e mais científica. Este projeto está ajudando as instituições a refletirem, a definirem, a internalizarem essas informações”, afirmou o reitor.

Também participaram do evento a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili; o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel; o reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e presidente do Cruesp, Sandro Roberto Valentini; a reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Wanda Hoffmann; o diretor científico da Fapesp, Luiz Eugênio Melo; o coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, Aluísio Segurado; e o diretor da FEA, Fábio Frezatti.