Cruesp envia ofício à Secretaria de Saúde sobre vacinação dos profissionais dos hospitais universitários

Conselho solicita que sejam enviadas doses suficientes para imunização dos trabalhadores que atuam nesses locais

25/01/2021 - Publicado há 3 anos

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) enviou, no dia 25 de janeiro, um ofício ao secretário Estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, a respeito da vacinação dos profissionais da área de saúde que atuam nos hospitais universitários. Leia, a seguir, a íntegra do documento.

Ofício nº 02/2021 – Cruesp

São Paulo, 25 de janeiro de 2021.

Prezado Secretário,

A perspectiva de vacinação deu um alento extra aos profissionais da área de saúde, que vêm se dedicando de maneira incansável durante a pandemia da covid-19, em ambientes com os maiores riscos de contaminação.

Há diversos hospitais que ainda não receberam doses da vacina, ou receberam quantidade insuficiente nos primeiros lotes da vacina. Isto tem gerado imensos conflitos internos e insatisfação generalizada, influenciando significativamente o ambiente de trabalho e a dedicação imprescindível, neste momento em que, infelizmente, os números de infectados aumentam de modo vertiginoso.

Somos cientes das dificuldades em gerenciar o número limitado de doses existentes no Estado, mas gostaríamos encarecidamente de solicitar que sejam enviadas doses suficientes para hospitais públicos e filantrópicos, que atendem pelo SUS, nos quais os hospitais universitários se encontram. A saúde dos trabalhadores, estudantes e profissionais em treinamento nesses locais tem sido e será fundamental para o enfrentamento da pandemia.

Agradecendo antecipadamente pela atenção de Vossa Excelência, aproveitamos a oportunidade para renovar nossos protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Pasqual Barretti – reitor da Unesp (presidente do Cruesp)

Marcelo Knobel – reitor da Unicamp

Vahan Agopyan – reitor da USP