Cruesp divulga comunicado sobre concessão de reajuste salarial após reunião com Fórum das Seis

De acordo com o Conselho, “é inviável a concessão de reajuste salarial no momento devido à necessidade de que seja observada a legislação vigente”

16/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 20/07/2021 as 12:18

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou, no dia 15 de julho, um comunicado sobre a concessão do reajuste salarial, após reunião realizada com o Fórum das Seis, que congrega as entidades de classe da USP, Unesp e Unicamp.

Leia, a seguir, a íntegra do texto. A reunião teve transmissão on-line, que pode ser acessada neste link.

Comunicado Cruesp nº 07/2021

São Paulo, 15 de julho de 2021.

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) realizou, nesta data (15/7), nova reunião com o Fórum das Seis para expor a análise das Procuradorias das três universidades sobre os argumentos jurídicos trazidos em parecer entregue pelas entidades e detalhados em reunião técnica ocorrida no dia 14/7, para a qual foram convidados os advogados indicados pelo Fórum das Seis.

A despeito da argumentação empregada, que foi objeto de atenta análise, inexiste margem para que se afastem as restrições impostas pela Lei Complementar nº 173/2020, que proíbe, como regra, em seu art. 8º, inciso I, “conceder, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração” a servidores e empregados públicos até 31 de dezembro de 2021.

Os órgãos de controle externo das três universidades são claros tanto na constitucionalidade da restrição legal quanto no entendimento de que o dispositivo proíbe, inclusive, a revisão salarial dentro da variação da inflação do período. A legislação é clara sobre a aplicação das restrições não só aos entes da Federação como também às autarquias.

Da mesma maneira, a autonomia das três universidades não significa que elas possam se eximir da observância das restrições materiais impostas pela legislação durante a pandemia da covid-19. Nesse sentido, independentemente da vontade de qualquer dos membros das gestões das três Universidades, é inviável a concessão de reajuste salarial no momento devido à necessidade de que seja observada a legislação vigente.

O Cruesp reconhece a importância da recomposição do poder de compra dos salários em face de defasagens vivenciadas nos últimos anos, motivo pelo qual propôs a continuidade das atividades do grupo de trabalho incumbido de estudar um plano de recuperação salarial e de valorização das carreiras.

Vahan Agopyan
Reitor da USP e presidente do Cruesp