Consulta à comunidade para escolha dos novos reitor e vice-reitora será no dia 18/11

Poderão participar docentes e funcionários da ativa e todos os estudantes de graduação e de pós-graduação

 Publicado: 12/11/2021  Atualizado: 25/11/2021 as 9:33
Por

.

Na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro, será realizada a consulta à comunidade universitária sobre a escolha dos novos reitor e vice-reitora da USP, coordenada pela Secretaria Geral, com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade. A participação na consulta será on-line.

Poderão participar docentes e funcionários da ativa e todos os estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados na Universidade, totalizando 97.225 pessoas.

Os eleitores poderão registrar sua opção eletronicamente, no Opina SP, das 9h às 18h. Cada eleitor poderá votar em uma das chapas inscritas no processo eleitoral.

A comunidade universitária receberá, no dia 17 de novembro, uma mensagem em seu e-mail, disponibilizando o endereço que deve ser acessado com os respectivos login e senha, para a participação na consulta.

A consulta à comunidade terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição da lista de chapas. A Comissão Eleitoral divulgará o resultado da consulta às 20h, no próprio dia 18 de novembro.

Eleição para reitor

A eleição para a composição da lista de chapas para a escolha do reitor e da vice-reitora será realizada no dia 25 de novembro, das 9h às 18h. Duas chapas se inscreveram para concorrer aos cargos. A escolha final dos próximos reitor e vice-reitora da USP será feita pelo governador do Estado de São Paulo.

A Assembleia Universitária é constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos museus e dos institutos especializados.

Os novos dirigentes tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2022 e terão mandato de quatro anos. Esta será a 28ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. O primeiro reitor da USP foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat. O primeiro vice-reitor foi Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Escola Politécnica (Poli), que tomou posse em 1950.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.