Conselho Universitário declara apoio a manifesto divulgado pela Faculdade Zumbi dos Palmares

Conselho declarou apoio aos dois primeiros parágrafos do manifesto “Vidas negras importam de verdade: nós queremos respirar”

29/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 09/07/2020 as 18:57

O Conselho Universitário (Co), em sessão realizada no dia 23 de junho, declarou apoio aos dois primeiros parágrafos do manifesto “Vidas negras importam de verdade: nós queremos respirar”, divulgado pela Faculdade Zumbi dos Palmares.

Leia, a seguir, os parágrafos do manifesto aprovados pelo Co.

“O ódio racial envenena o ar à nossa volta e intoxica, sufoca e asfixia cada um de nós e toda a nação. O racismo subverte os princípios da dignidade humana e cria, justifica, naturaliza e reproduz o sentimento de superioridade e inferioridade entre os indivíduos em razão da raça e da cor da pele. O preconceito e a discriminação racial matam inocentes, destroem sonhos e interditam possibilidades. Subvertem e deslegitimam os propósitos da república, desqualificam e fragilizam os fundamentos da democracia, corroem e corrompem a confiança, a solidariedade e a fraternidade social. Mantêm negros e brancos separados e desiguais.

George Floyd foi assassinado porque queria, precisava, mas foi impedido de respirar. A partir de hoje ele não estará mais sozinho. Com ele, cada um de nós, negros de todas as cores, em várias partes do Brasil e do mundo, encheremos os pulmões para gritar e exigir as mudanças e transformação inexoráveis do seu e do nosso tempo e geração”.

O documento faz parte de um movimento nacional da Faculdade que tem como objetivo criar uma massa crítica de 300 importantes formadores de opinião para estimular a realização de ações específicas de combate ao racismo e à discriminação racial, além da inclusão e valorização da diversidade racial.

Na mesma sessão, o Conselho referendou a manifestação de apoio da Congregação da Faculdade de Direito da USP à Democracia, ao Estado de Direito e ao Judiciário.