Conselho Consultivo da USP discute inclusão social e valorização da educação básica

O Conselho Consultivo tem, entre outras, as atribuições de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade

 26/11/2020 - Publicado há 3 anos
Por
A reunião do Conselho, a segunda realizada neste ano, foi promovida de forma virtual – Foto: Reprodução

Inclusão na USP e perspectivas para alfabetização no século 21 foram os temas debatidos durante a reunião do Conselho Consultivo da USP, realizada virtualmente no dia 26 de novembro.

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, foi convidado para apresentar as iniciativas da Universidade voltadas para a inclusão social e os programas e investimentos na área de permanência estudantil. Já a vice-diretora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação da Escola do Futuro, Brasilina Passareli, falou sobre projeto da USP voltado para a valorização da educação básica.

O Conselho Consultivo tem, entre outras, as atribuições de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade, opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário e opinar sobre o desempenho da Universidade. O atual conselho, previsto no Estatuto da USP, foi instalado em 2017. É formado por dirigentes da Universidade, representantes da sociedade civil externos à USP, da Assembleia Legislativa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Além do reitor, Vahan Agopyan, e do vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, integram o conselho o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o economista José Alexandre Scheikman; o engenheiro Pedro Wongtschowski; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), Carlos Alves Moura; a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin; o deputado estadual Daniel José; o professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), José de Souza Martins; e o ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.

Também participaram do encontro a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; o superintendente de Assistência Social, Gerson Yukio Tomanari; o secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira; o superintendente de Relações Institucionais e procurador geral, Ignácio Maria Poveda Velasco; e o superintendente de Gestão Ambiental, Tércio Ambrizzi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.