Congresso de Graduação da USP discute a inovação curricular

Evento será realizado no campus da USP em Ribeirão Preto entre os dias 30 de junho e 2 de julho

26/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 27/06/2019 as 14:45

No próximo domingo, dia 30 de junho, a partir das 14h, começa, no campus da USP em Ribeirão Preto, a quinta edição do Congresso de Graduação da USP, que vai até dia 2 de julho.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Graduação e tem como objetivo promover o compartilhamento e a discussão das mais variadas experiências e inovações dos projetos pedagógicos e estruturas curriculares dos cursos de graduação da Universidade.

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, ressalta que o evento tem como propósito, sobretudo, a qualificação e valorização do docente. Baracat explica que a realização do congresso acontece logo após o fim do primeiro semestre letivo justamente para que um maior número de professores possa participar. A expectativa é que o evento receba cerca de duas mil pessoas, entre professores da USP e da rede pública e estudantes.

“A criação de ferramentas de inovação e o oferecimento de condições para que o docente consiga se preparar e se capacitar nas novas tecnologias são observações prioritárias para todas as edições do evento”, destaca.

A primeira atividade do congresso, que tem como tema “Caminhando para a Inovação Curricular”, será o workshop “USP & Ensino Médio”, às 14h deste domingo, no Teatro do Campus.

No encontro, os professores da USP e da rede pública terão espaço para troca de ideias, valores e práticas dentro e fora da sala de aula. “Uma oportunidade de aproximação das instituições de ensino e formação de uma rede colaborativa na busca da excelência do ensino público”, afirma o pró-reitor. Os temas a serem apresentados são o programa Vem para USP!; Pré-Iniciação Científica; USP e as Profissões; Estratégias de Intervenção Comunitária; Plataformas e-Aulas para Professores; Teleducação; e Atividades Esportivas e Ensino.

Em 2018, o congresso discutiu a transdisciplinaridade na construção do conhecimento – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Abertura e atividades

A cerimônia de abertura do evento será realizada no próprio dia 30, às 18h, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), seguida do concerto coral-sinfônico do Projeto USP-Música-Criança (Polo São Joaquim da Barra), com regência do professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Rubens Russomanno Ricciardi.

No dia 1º de julho, no período da manhã, será a vez da palestra de abertura “A CUCo e o ensino médio público: oportunidades e desafios”, ministrada pelo vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, seguida de debate sobre “Inovação Curricular: aspectos filosóficos e conceitos”, com o professor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Luiz Bevilacqua.

No mesmo dia, haverá sessão de pôsteres e mesas-redondas sobre inovação no ensino de graduação e a preparação pedagógica na pós-graduação, com representantes da USP, Unicamp e Unesp.

No dia 2 de julho, a partir das 9h, será realizado workshop com o tema “Novos cenários para as Licenciaturas em Tempos de Base Nacional Comum Curricular”, com professores da Faculdade de Educação (FE), seguida da sessão de pôsteres.

No período da tarde, o programa inclui palestra sobre “Internacionalização na Graduação”, com o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Valmor Aberto Augusto Tricoli, seguida de workshop sobre o tema “Programa Aprender na Comunidade”, com a pró-reitora adjunta de graduação da USP, Maria Vitória Lopes Badra Bentley, e o professor da Faculdade de Medicina (FM), Luiz Fernando Ferraz da Silva.

Ao longo dos dias de evento, estão programadas oficinas sobre inovação, prática docente, empreendedorismo e carreiras.

Mais informações podem ser obtidas no site do congresso.