Comunicado sobre matrícula de alunos oriundos de escolas militares

A Universidade emitiu comunicado sobre matrícula de alunos oriundos de escolas militares

16/02/2019 - Publicado há 5 anos

A Universidade de São Paulo, face às afirmações que se tornaram públicas e para garantir a lisura de seu processo de matrícula, comunica que todos os candidatos aprovados oriundos de colégios militares, vinculados e mantidos efetivamente pelas Forças Armadas, que se inscreveram no vestibular optando pela ação afirmativa para egressos de escolas públicas, tiveram a sua matrícula aceita, uma vez que atendem plenamente ao regramento estabelecido para o concurso vestibular 2019.

Este ano, a Comissão de Acompanhamento do Vestibular, no seu trabalho diligente, recebeu questionamentos, em acordo com o estabelecido para o concurso vestibular 2019, da existência de instituições denominadas militares, mas administradas por entidades privadas e mantidas por contribuições obrigatórias (mensalidades).

Por essa razão, os candidatos aprovados no vestibular, oriundos de escolas militares, tiveram a sua matrícula analisada caso a caso. Os poucos casos de indeferimento de matrícula estão em análise, em função de recursos apresentados.

A USP tem-se dedicado, nas duas últimas décadas, ao aumento da inclusão das minorias no seu quadro de alunos. Grandes avanços foram obtidos e, para acelerar o processo, reservas de vagas foram implantadas, a partir de 2016, para candidatos oriundos de escolas públicas e de minorias raciais. Em função disso, a Universidade preocupa-se em identificar corretamente a instituição de ensino de origem dos candidatos.