Em virtude de muitas dúvidas sobre a regulamentação dos treinos dos ciclistas esportivos (de competição) na Cidade Universitária, a Prefeitura do Campus USP da Capital esclarece que:
- A regulamentação é restrita aos ciclistas de competição, que usam equipamentos esportivos, andam em pelotões e, muitas vezes, não têm condições de frear rapidamente e com segurança. Além disso, as características dos treinos dificultam a observância da sinalização de trânsito, como as faixas de pedestres, semáforos e limites de velocidade.
- O objetivo da regulamentação é melhorar a convivência entre ciclistas esportivos e frequentadores do local, onde circulam mais de 100 mil pessoas por dia, e tem como premissa fundamental o respeito às leis de trânsito.
- Na Universidade, estão definidos como prioridades na mobilidade do campus, em primeiro lugar, os pedestres, depois os ciclistas e, em terceiro lugar, os veículos de transporte público.
- As normas foram definidas pelo Comitê Gestor do campus, formado por representantes de docentes, servidores e alunos das Unidades de Ensino e Pesquisa que compõem a Cidade Universitária.
- A Universidade incentiva os esportes como meio de saúde e socialização. Em vez de proibir a circulação desses ciclistas de competição, como ocorre na maioria dos parques públicos, o Comitê Gestor decidiu regulamentar a prática.
- O Comitê Gestor definiu um horário, para a realização dos treinos, no qual o campus tem frequência mínima, entre 4h30 e 6h30, com o objetivo de evitar acidentes envolvendo os pelotões de ciclistas esportivos e os demais usuários.
- O uso de bicicletas para locomoção pessoal ou lazer está liberado e é incentivado pela USP, que é receptiva aos ciclistas em todos os seus campi. Particularmente, na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo, está prevista a implantação de aproximadamente 35 quilômetros de ciclofaixas para que os ciclistas possam trafegar com mais segurança.
- Neste primeiro mês de implantação da regulamentação, a Prefeitura do Campus está promovendo ações educativas e de conscientização dos ciclistas.
- A Prefeitura do Campus USP da Capital está sempre à disposição e aberta ao diálogo para receber sugestões sobre o tema.