Competição USP de Conhecimentos 2020 registrou recorde de participação de municípios

Neste ano, quase 60 mil estudantes da rede pública oriundos de 642 municípios se inscreveram na CUCo

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=357675

 

Quase 60 mil estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo participaram da quarta edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo). Excepcionalmente neste ano, a etapa presencial da competição foi cancelada por causa da pandemia da covid-19.

Ao todo, 3.707 escolas participaram da competição, atingindo 642 dos 645 municípios do Estado de São Paulo, índice inédito de abrangência da competição.

“Com essa iniciativa, estamos conseguindo alcançar quase todos os municípios paulistas. Tanto os professores quanto os alunos estão se sentindo cada vez mais próximos da Universidade e compreendendo que a CUCo pode ser uma porta de entrada para o ensino superior de qualidade”, ressaltou o vice-reitor da USP e idealizador do programa, Antonio Carlos Hernandes.

Foram premiados 6.742 estudantes dos três anos do ensino médio, que receberão certificado e acesso à plataforma online com material complementar de estudo, e destes, 2.706 também ganharão a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest.

Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Mesmo em um ano difícil como este, em que os alunos estão enfrentando muitas dificuldades para acompanhar o conteúdo das aulas e se preparar para os processos seletivos, a CUCo conseguiu obter uma grande participação dos jovens. Os dados mostram o sucesso na promoção da diversidade, com a inclusão étnica, social e de gênero”, afirmou o coordenador da competição, Herbert Alexandre João. Apesar de estar abaixo do número de inscritos do ano passado, o total de inscrições deste ano é superior ao de 2018.

Em 2019, 612 participantes da competição foram aprovados no vestibular da Fuvest para o ingresso em um dos cursos de graduação da USP.

Números dos participantes
da 4ª edição
da CUCo

0
alunos
premiados
reading
school
0
escolas participantes
0
inscritos
0
Isenções da taxa de
inscrição da Fuvest
town
0
municípios
atendidos

A CUCo é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, com o propósito de incentivá-los a melhorar seu desempenho e ingressar nos cursos de graduação da USP.

Além de testar seus conhecimentos, os jovens concorrem com outros estudantes de sua escola e os melhores de cada ano do ensino médio são premiados com certificado de participação e acesso à plataforma online com material complementar de estudo, entre outros benefícios. Os premiados do terceiro ano também ganham a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest.

A cerimônia de premiação desta edição da Competição USP de Conhecimentos ainda não tem data definida.

Perfil dos participantes da CUCo

Gênero:

0 %
feminino
0 %
masculino

Etnia:

0 %
branca
0 %
parda
0 %
negra
0 %
amarela
0 ,2%
tem renda bruta familiar
inferior a 3 salários mínimos
0 %
dos alunos cursaram todo o ensino
fundamental em escolas públicas

Vem Pra USP!

A Competição USP de Conhecimentos é uma das ações do programa Vem pra USP!, que tem como metas valorizar os estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e criar ações que tragam benefícios às escolas, aos professores, aos seus alunos e à USP.

Criado em 2017, o Vem Pra USP! é uma parceria da Universidade com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O programa também conta com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.