Clique Social estende atendimento a alunos de pós-graduação

Entre as novas funcionalidades do Clique Social estão o agendamento on-line de atendimento e a solicitação de passe escolar da capital e grande São Paulo

19/10/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 25/10/2021 as 17:43
Arte por Rebeca Alencar com imagens de Flaticon, PNG Wing e USP Imagens

Os alunos de pós-graduação da Universidade já podem acessar o Clique Social, funcionalidade disponível no Portal de Serviços da USP, para realizar o agendamento on-line de atendimento das assistentes sociais. Também é possível solicitar remotamente o passe escolar da capital e grande São Paulo.

“A melhoria nos acessos ao passe escolar e ao serviço social proporciona maior rapidez, conforto e eficiência aos estudantes. É o resultado de um olhar atento às necessidades dos pós-graduandos, possibilitando a sua permanência na USP. Por isso, ao facilitar tanto o acesso às assistentes sociais como ao passe escolar, damos mais um passo importante em nosso projeto de inclusão”, explica o superintendente de Assistência Social (SAS), Gerson Yukio Tomanari.

A funcionalidade está disponível para os estudantes de graduação desde o final do ano passado. A extensão do serviço também aos pós-graduandos contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Superintendência de Tecnologia da Informação.

Rede de Serviço Social

A USP possui uma Rede de Serviço Social disponível para atendimento de todos os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade. Em São Paulo, as profissionais de Serviço Social atuam na SAS, no Quadrilátero Saúde/Direito, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e na Escola de Engenharia de Lorena (EEL). No interior, estão ligadas às Prefeituras de cada campus.

A rede conta com 24 assistentes sociais que esclarecem dúvidas sobre o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), orientam sobre possibilidades de moradia, fazem encaminhamentos relacionados a problemas de saúde física e mental, acolhem e orientam procedimentos em casos de violência de gênero, entre outras atividades.

Os estudantes podem solicitar o agendamento no serviço social por meio do Portal de Serviços Computacionais da USP, na área restrita de graduação e pós-graduação, e marcar o horário desejado na agenda eletrônica disponibilizada pela assistente social do seu campus. Os atendimentos podem ser feitos remota ou presencialmente.

Para solicitar o agendamento, o aluno deve acessar o Portal de Serviços Computacionais da USP, na área restrita do aluno, e clicar na opção Clique Social: agendar horário com assistente social, localizada no menu vertical, à esquerda.

Passe Escolar

A São Paulo Transportes (SPTrans) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) são as empresas responsáveis pelo transporte público nas regiões da capital e grande São Paulo. Ambas oferecem como benefício a estudantes e docentes, a gratuidade ou desconto de meia tarifa no transporte público operado na cidade. É o chamado passe escolar.

Na USP, o acesso a esse benefício é gerenciado e executado pela SAS, que reúne e apresenta os documentos necessários para a concessão do passe escolar.

Agora, a solicitação do passe escolar da capital e grande São Paulo também pode ser feita remotamente por alunos de pós-graduação.