Circular do reitor aos docentes da Universidade

O reitor Vahan Agopyan divulgou uma mensagem aos docentes em que solicita a colaboração de todos neste período conturbado

19/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 08/05/2020 as 18:28

Caro(a) colega,

No dia 17 de março, terça-feira passada, tivemos uma reunião com os dirigentes da USP, na qual a Reitoria e as Pró-Reitorias apresentaram uma série de medidas adotadas, já largamente divulgadas à comunidade. As ações da Reitoria estão norteadas por três premissas básicas:

1. As atividades-fim de uma universidade pública de pesquisa não podem ser paralisadas, mesmo em momentos de grande comoção social. A universidade deve servir de âncora para a superação dos problemas da população. É uma entidade proativa com a qual a sociedade pode contar.
  2. Temos que procurar minimizar os danos na formação dos nossos alunos, lembrando que quase 90 mil jovens confiaram seu futuro a nós. Mais ainda, a sociedade está esperando que cerca de 15 mil profissionais concluam seus estudos este ano para poderem colaborar com o desenvolvimento do país, principalmente neste grave momento.
  3. As colocações acima devem ser atendidas sem colocar a comunidade em risco, garantindo a segurança de todos os atores.

Sua colaboração é imprescindível para a consecução desses objetivos. Pretendemos oferecer aos nossos alunos a oportunidade de continuar com as atividades discentes, mesmo com a suspensão das aulas presenciais.

Pedimos aos responsáveis pelas disciplinas que proporcionem atividades extraclasse, que podem ser desde estudos dirigidos até o uso de ferramentas modernas de EaD. As Pró-Reitorias e diversas unidades estão franqueando o acesso a essas ferramentas aos professores interessados, incluindo seu treinamento.

Essas atividades didáticas a distância, durante o período de suspensão, serão computadas na frequência dos estudantes e valerão créditos para eles e para os docentes. Poderão substituir parcial ou totalmente as semanas de aulas presenciais não oferecidas. Com isso, após o retorno das aulas presenciais, o período de reposição poderá ser curto, priorizando as atividades práticas e experimentais. Logicamente, a qualidade é um atributo indiscutível para essas atividades.

Solicitamos seu apoio, consideração e colaboração com a Diretoria, a Comissão de Graduação e a de Pós-Graduação de sua unidade para que essa iniciativa seja viabilizada, garantindo que nossos alunos consigam avançar nos estudos e superar este período conturbado.

São Paulo, 19 de março de 2020.

Vahan Agopyan, reitor da USP