Cerimônia marca entronização do quadro do ex-reitor Vahan Agopyan

Obra do artista plástico Marcus Claudio, o quadro passa a integrar a Galeria de Reitores da Universidade

21/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 01/07/2022 as 14:47
O ex-reitor Vahan Agopyan (à esquerda) e o atual reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ao lado do quadro entronizado – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

“Um quadro desta galeria não é apenas o retrato do reitor, ele representa toda a equipe que se dedicou àquela gestão. É o reconhecimento de centenas de pessoas que trabalharam em tempo integral, que se dedicaram de corpo e alma para que a Universidade se mantivesse forte e pujante”, destacou o ex-reitor Vahan Agopyan na cerimônia de entronização do seu quadro na Galeria de Reitores da USP.

A solenidade foi realizada na manhã de hoje, dia 21 de junho, e prestigiada pelos ex-reitores Jacques Marcovitch, Adolpho José Melfi e Marco Antonio Zago, além de dirigentes, docentes, servidores, amigos e familiares.

Na saudação ao homenageado, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ressaltou sua amizade com Agopyan, com quem trabalhou por mais de dez anos. “Durante todo esse período, vi um homem com imensas qualidades de caráter, seriedade e retidão de postura, sempre colocando a Universidade acima dos seus interesses pessoais. Tenho o maior respeito e reconhecimento pelo senhor e sei que esse é o sentimento de toda a nossa comunidade. Em nome da USP, eu agradeço a contribuição que o senhor já deu e a contribuição que ainda dará para esta Universidade”, afirmou Carlotti.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda fez questão de ressaltar o temperamento gentil de Agopyan, que, “mesmo nos momentos mais difíceis, sempre mantém a tranquilidade para tratar das questões com muita elegância e muita disponibilidade”.

O retrato, obra do artista plástico Marcus Claudio, passa a integrar a Galeria de Reitores da Universidade, instalada no Salão de Atos do prédio da Reitoria.

O ex-reitor

Formado pela Escola Politécnica (Poli), com doutorado pela University of London King’s College, Agopyan ingressou na carreira acadêmica em 1975, quando se tornou docente do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli. Desenvolve pesquisas relacionadas a Materiais e Componentes, especialmente materiais reforçados com fibras e estudos da qualidade e sustentabilidade da construção civil.

Além das atividades acadêmicas, exerceu diversos cargos administrativos na Universidade e em outras instituições de pesquisa, tendo sido diretor da Escola Politécnica, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, pró-reitor de Pós-Graduação e vice-reitor da USP.

Como reitor, Agopyan comandou a USP entre os anos de 2018 e 2021 e sua gestão foi marcada pelo enfrentamento da pandemia da covid-19, que exigiu não só a contribuição científica dos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, mas também um grande esforço de toda a comunidade para manter a Universidade funcionando durante o período de isolamento social.

“Fiquei 12 anos na Administração Central. A Reitoria é sempre uma caixa de surpresas. Passamos por momentos difíceis e tivemos que enfrentar problemas sérios, como crise financeira e uma pandemia. Mas tudo foi muito gratificante. Nossa Universidade é definida por pessoas qualificadas, diferenciadas, que não são apenas docentes, funcionários, são pessoas que acreditam na universidade pública e se dedicam a isso. É muito bom ser da USP, trabalhar na USP, tenho orgulho de pertencer a esta comunidade”, conclui o ex-reitor.