Cerimônia de posse dos novos diretores do IAG acontece no dia 14/09

Pedro Leite da Silva Dias é o novo diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)

 05/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 12/09/2017 as 14:48
Por

Pedro Leite da Silva Dias e Ricardo Ivan Ferreira da Trindade tomam posse como os novos diretor e vice-diretor, respectivamente, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). A cerimônia de posse será realizada no dia 14 de setembro, às16h, na Sala do Conselho Universitário.

Pedro Leite da Silva Dias é professor titular do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG. Formado em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística (1974), Dias possui mestrado em Ciências da Atmosfera pela Universidade Estadual do Colorado em Fort Collins (EUA, 1977), e doutorado em Ciências Atmosféricas também pela CSU (1979). Foi diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Foi pesquisador visitante no National Center for Atmospheric Research (NCAR), no National Meteorological Center (NMC) e no National Center for Environmental Prediction (NCEP). Ocupou a Presidência da Sociedade Brasileira de Meteorologia, entre 1992 e 1994, e foi diretor científico da entidade entre 2007 e 2008. Atua nas áreas de dinâmica da interação trópicos/extratrópicos com ênfase no papel das fontes de calor associadas à precipitação por meio de estudos observacionais e de modelagem numérica; aplicações numéricas e práticas em procedimentos operacionais de previsão de tempo; tem experiência também em questões de variabilidade climática, mudanças climáticas e impacto ambiental.

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), com doutorado e livre-docência pela USP, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade é professor titular do Departamento de Geofísica do IAG. Desenvolve pesquisas em magnetismo de rochas, anisotropia magnética, paleomagnetismo e arqueomagnetismo, com o objetivo de compreender períodos críticos da história da Terra, como a transição Precambriano-Cambriano e crises ambientais do Fanerozóico. Foi professor visitante da Universidade de Toulouse, em 2001 e 2007, e da Universidade Sorbonne Paris Cité, em 2008 e 2011.

A cerimônia de posse será realizada na Sala do Conselho Universitário, localizada na Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, em São Paulo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.