Centro de pesquisa fortalece parceria com Defesa Civil na prevenção de desastres

No dia 9 de abril, foi renovado acordo técnico e científico entre a USP e a Casa Militar, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes

 10/04/2019 - Publicado há 5 anos
Por
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Walter Nyakas Júnior (à esquerda) e o reitor Vahan Agopyan, na cerimônia de assinatura  do convênio – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foi assinada, no dia 9 de abril, a renovação do acordo técnico e científico entre a USP e a Casa Militar – Defesa Civil de São Paulo para fortalecer o trabalho desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo (Ceped).

A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista, e contou com a presença de dirigentes da Universidade e representantes de instâncias governamentais. Também participaram do encontro professores e alunos da Escola Estadual “Olavo Hansen”, que participarão da Conferência Internacional de Alunos do Ensino Médio para o Dia Mundial de Conscientização dos Riscos do Tsunami 2019, a ser realizado em setembro, em Hokkaido, no Japão.

O centro, que é um núcleo de apoio à pesquisa da Universidade, tem como objetivos produzir, integrar, contextualizar, disseminar e disponibilizar o conhecimento produzido por diversas fontes e instâncias com o propósito de contribuir na gestão de riscos, nas ações de prevenção, mitigação e preparação, e na gestão de desastres, nas ações de resposta e recuperação, em âmbito regional e nacional.

O Ceped foi criado em 2014 e é coordenado pela Escola Politécnica (Poli). Além da Poli, nove Unidades de Ensino e Pesquisa da USP fazem parte do centro, com atuação interdisciplinar e integrando cerca de 40 pesquisadores da Universidade: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas; Instituto de Psicologia; Instituto de Geociências; Faculdade de Saúde Pública; Escola de Artes, Ciências e Humanidades; Faculdade de Direito; Escola de Engenharia de São Carlos e Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

“O conhecimento produzido nas universidades tem que ser, cada vez mais, colocado à disposição da sociedade. Este já é um projeto de sucesso, com resultados palpáveis. Já está sendo possível produzir e compartilhar o conhecimento produzido por esse grupo de pesquisadores para que a Defesa Civil de São Paulo se torne cada vez mais eficiente”, afirmou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O coordenador do Ceped, Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki, falou sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro desde sua criação, em 2014 – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O coordenador do Ceped, Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo centro nos últimos cinco anos e os resultados alcançados até aqui. Dentre eles está a edição de dois livros: Logística Humanitária e Desastres – Múltiplas Abordagens e Desafios; a participação dos pesquisadores do centro no relatório que apresenta um diagnóstico de classificação de barragens de mineração, elaborado pelo Governo Estadual, em 2016,  após o desastre ocorrido na cidade de Mariana, em Minas Gerais; além de teses e dissertações produzidas por alunos orientados por pesquisadores do Ceped.

“Com este projeto, a USP desenvolve uma de suas múltiplas atividades, que é a de participar ativamente da vida do Estado e trazer contribuições de ciência e tecnologia para uma área que dela muito precisa”, destacou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor da Universidade, Marco Antonio Zago.

O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Walter Nyakas Júnior, também comemorou a consolidação da parceria. “Minha alegria é ver o Ceped evoluindo. Todas as áreas dependem do conhecimento e a academia vem ao encontro disso”, disse.

Na cerimônia, o reitor da USP, o presidente da Fapesp e o coordenador do Ceped foram agraciados com o diploma Omnium Horarum Homo, concedido pela Casa Militar a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram em atividades concernentes à Defesa Civil.

O presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, recebeu o diploma Omnium Horarum Homo – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.